Uma boa experiência

É TUDO




Em tempos de instabilidade econômica perder um cliente pode tornar o cenário já adverso ainda pior. Mas saber fidelizar os bons consumidores tem o poder de amenizar – e até reverter – as perdas impostas pela crise. Assim, monitorar, medir e gerenciar a experiência do cliente com os produtos e serviços adquiridos passou a ser condição essencial de sobrevivência num mercado em franca transformação como o que estamos vivendo. É por essa razão que o estudo Estadão Melhores Serviços, em sua segunda edição, procura mapear as empresas que oferecem as melhores experiências de compra de produtos e serviços no Brasil.


Divididas em 28 categorias, as companhias são avaliadas conforme critérios que ponderam as percepções racional, emocional e sobre a capacidade de resolução de problemas de cada prestador de serviços, a partir da experiência do consumidor. Durante o mês de setembro, mais de 3,8 mil pessoas foram entrevistadas em todo o Brasil para que fossem definidas as empresas que melhor atuam de acordo com o Índice de Experiência Estadão (IXE), indicador que permite classificar as mais bem colocadas em cada um dos setores analisados. Para que os consumidores também tenham ferramentas para escolher seus fornecedores, todas as que se destacaram no estudo recebem um selo pela qualidade dos serviços.

Mas em um mercado em franca transformação, com modelos de negócios tradicionais sendo implodidos a todo momento com o surgimento de novas empresas e novas formas de atuação, foi preciso ficar atento também a produtos e serviços disruptivos. Companhias que não seguem modelos tradicionais mas oferecem serviços similares a determinadas categorias de produtos, como aplicativos de táxi, serviços bancários e telecomunicações, também foram frequentemente lembradas pelos entrevistados e são contempladas em uma reportagem especial nesta edição. “São empresas que foram citadas por um grande volume de entrevistados em categorias às quais os produtos ou serviços oferecidos atendem, ainda que não no ‘modelo tradicional’, os clientes dos demais players daquele segmento”, afirma Lucas Pestalozzi, diretor da Blend New Research”, consultoria responsável pela metodologia e aplicação da pesquisa, realizada em conjunto com O Estado de S. Paulo.

Categorias



App de Táxi
APP TÁXI
Bancos
BANCOS
Bancos App
BANCOS APP
Internet Banking
INTERNET BANKING
Banda Larga
BANDA LARGA
Cartão de Crédito
CARTÃO DE CRÉDITO
Cia Aérea Nacional
CIAS AÉREAS NACIONAIS
Cia Aérea
CIAS AÉREAS INTERNACIONAIS
Comércio Eletrônico
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Comércio Eletrônico Cultura

COMÉRCIO ELETRÔNICO - CULTURA
Comércio Eletrônico Vestuário
COMÉRCIO ELETRÔNICO - VESTUÁRIO
Fast Food
FAST FOOD
Medicina Diagnóstica
MEDICINA DIAGNÓSTICA
Livraria
LIVRARIAS
PóS Venda Auto
PÓS VENDA AUTO
Postos de Combustíveis
POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
Rede de Cinemas

REDES DE CINEMA
Seguro Auto
SEGURO AUTO
Seguro Residência
SEGURO RESIDÊNCIA
Seguro Saúde
SEGURO SAÚDE
Super e Hiper
SUPER E HIPERMERCADOS
Telefonia Móvel
TELEFONIA MÓVEL
Telefonia Fixa
TELEFONIA FIXA
TV por Assinatura

TV POR ASSINATURA
Varejo Eletrônicos
VAREJO - ELETRÔNICOS
Varejo Farmácia
VAREJO - FARMÁCIA
Varejo Mat. de Construção
VAREJO - MAT. DE CONSTRUÇÃO
Varejo Têxtil
VAREJO - TÊXTIL
Industria 4.0



Nova revolução industrial promete mudar os meios de produção e, com isso, transformar completamente a forma como as empresas se relacionam com seus clientes.

Modelos Disruptivos



Empresas que desafiam alguns fornecedores tradicionais de determinados produtos e serviços são citadas pelos consumidores como exemplos de boa experiência em diferentes categorias.

Opinião



Os executivos das campeãs do ranking Estadão Melhores Serviços contam como atravessar os tempos de instabilidade econômica e manter os clientes fiéis.

Clique aqui e acesse todo o conteúdo da edição impressa MELHORES SERVIÇOS/2016

Acessar o link do guia Melhores Serviços/2015