IA, a estrela da vez
Quando se fala em novas tecnologias aplicadas ao atendimento aos clientes, a estrela do momento certamente é a inteligência artificial generativa (também conhecida pela abreviação GenAI).
Capaz de criar textos e imagens a partir de informações disponíveis na internet, essa tecnologia tem como principal expoente, por enquanto, o ChatGPT, recurso que vem sendo rapidamente disseminado desde o ano passado.
Nas empresas, vem sendo bastante utilizada para personalizar a jornada de compra de produtos ou aquisição de serviços e automatizar o atendimento ao consumidor (leia mais na próxima página).
Série de vantagens
Estudo da McKinsey avaliou os efeitos da aplicação de GenAI em uma empresa com 5 mil agentes de atendimento ao cliente
+14% no volume de problemas resolvidos por hora
-9% na média de tempo gasto no tratamento de cada problema
-25% nas solicitações para falar com um gerente
-30% nos custos funcionais do atendimento
Fonte: “The economic potential of generative AI”, McKinsey & Company
Fotos: Adobe Stock Images
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