sobre o ranking

Consumidor escolhe as marcas que mais ecoam em seus segmentos

O ranking Estadão Melhores Serviços é publicado anualmente em parceria com a Blend, consultoria especializada em análises de NPS e experiência do cliente, membro da holding HSR Specialist Researchers, maior grupo independente de pesquisa da América Latina e a terceira maior empresa no Brasil nesse segmento. A empresa atua no mercado nacional há mais de 10 anos, prestando serviços a organizações de todos os setores da economia.

Em sua 9ª edição, o ranking traz os serviços mais prestigiados pelos consumidores em 33 categorias, com base nas 60 mil entrevistas e um milhão de avaliações realizadas ao longo do ano de 2023, o que a torna a maior pesquisa nacional de experiência do consumidor multicategoria.

A partir deste ano, o estudo passou a ser longitudinal, ou seja, a aferição foi contínua e monitorada ao longo de todo o ano anterior, sem interrupções.

A análise dos dados dos Melhores Serviços de 2023/2024 revela insights sobre a relação entre a competitividade de mercado e a satisfação do consumidor.

A Metodologia

A metodologia exclusiva avalia a satisfação dos consumidores em relação às 33 categorias pesquisadas. Em cada segmento são respeitadas suas características, com perguntas específicas.

A pesquisa é quantitativa, de abrangência nacional, aplicada por meio de questionário online e longitudinal, ou seja, a aferição é contínua ao longo dos meses, sem interrupções.

Essa metodologia, aplicada por uma equipe de especialistas em customer experience e análise de dados, dá prioridade para a importância declarada pelo consumidor ao responder a pesquisa, que aponta o que cada marca deve apresentar de forma essencial para conquistar a sua confiança.

O ranking destaca as três melhores empresas de cada categoria com base em três grandes pilares:

  • Performance

    Serviços que melhor entregaram o que propuseram para os consumidores;

  • Eficiência

    É analisado quem melhor se relacionou e atendeu às necessidades emocionais dos consumidores;

  • Satisfação

    Neste quesito são reconhecidas as marcas que melhor resolveram os problemas levantados pelos consumidores.

Categorias avaliadas

  • Academia
  • App de Banco
  • APP de varejo
  • Bancos digitais
  • Bancos Tradicionais
  • Banda Larga Fixa
  • Cias Aéreas Internacionais
  • Cias Aéreas Nacionais
  • Entrega/Mercado
  • Farmácias Grandes Redes
  • Farmácias Regionais / Nicho
  • Fast Food
  • Hospitais
  • Laboratórios
  • Locadora
  • Lojas de Materiais de construção
  • Mobilidade (Car ride)
  • Pós Venda Automotiva
  • Postos de Combustíveis
  • Redes Sociais
  • Seguradoras (total)
  • Streaming de Áudio
  • Streaming de Vídeo
  • Super e Hipermercados (bairro)
  • Super e Hipermercados (grandes Redes)
  • Super e Hipermercados (site ou app)
  • Tag de pedágio
  • Telefonia Móvel
  • TV por Assinatura
  • Varejo Eletro
  • Varejo Eletro (regionais)
  • Varejo Online
  • Varejo Online