O Ranking

Consumidor escolhe as marcas que mais ecoam em seus segmentos

O ranking Estadão Melhores Serviços é publicado anualmente em parceria com a Blend, consultoria especializada em análises de NPS e experiência do cliente, membro da holding HSR Specialist Researchers, maior grupo independente de pesquisa da América Latina e a terceira maior empresa no Brasil nesse segmento. A empresa atua no mercado nacional há mais de 10 anos, prestando serviços a organizações de todos os setores da economia.

 

Em sua 9ª edição, o ranking traz os serviços mais prestigiados pelos consumidores em 33 categorias, com base nas 60 mil entrevistas e um milhão de avaliações realizadas ao longo do ano de 2023, o que a torna a maior pesquisa nacional de experiência do consumidor multicategoria.

 

A partir deste ano, o estudo passou a ser longitudinal, ou seja, a aferição foi contínua e monitorada ao longo de todo o ano anterior, sem interrupções.

 

A análise dos dados dos Melhores Serviços de 2023/2024 revela insights sobre a relação entre a competitividade de mercado e a satisfação do consumidor.

 

 

A Metodologia

 

A metodologia exclusiva avalia a satisfação dos consumidores em relação às 33 categorias pesquisadas. Em cada segmento são respeitadas suas características, com perguntas específicas.

 

A pesquisa é quantitativa, de abrangência nacional, aplicada por meio de questionário online e longitudinal, ou seja, a aferição é contínua ao longo dos meses, sem interrupções. 

 

Essa metodologia, aplicada por uma equipe de especialistas em customer experience e análise de dados, dá prioridade para a importância declarada pelo consumidor ao responder a pesquisa, que aponta o que cada marca deve apresentar de forma essencial para conquistar a sua confiança.

 

O ranking destaca as três melhores empresas de cada categoria com base em três grandes pilares:

 

PERFORMANCE
Serviços que melhor entregaram o que propuseram para os consumidores;

 

EFICIÊNCIA
É analisado quem melhor se relacionou e atendeu às necessidades emocionais dos consumidores;

 

SATISFAÇÃO
Neste quesito são reconhecidas as marcas que melhor resolveram os problemas levantados pelos consumidores.

 

CATEGORIAS AVALIADAS

 

Academia

App de Banco

APP de varejo

Bancos digitais 

Bancos Tradicionais

Banda Larga Fixa

Cias Aéreas Internacionais

Cias Aéreas Nacionais

Entrega/Mercado

Farmácias Grandes Redes

Farmácias Regionais / Nicho

Fast Food

Hospitais

Laboratórios

Locadora

Lojas de Materiais de construção

Mobilidade (Car ride)

Pós Venda Automotiva

Postos de Combustíveis

Redes Sociais

Seguradoras (total)

Streaming de Áudio

Streaming de Vídeo

Super e Hipermercados (bairro)

Super e Hipermercados (grandes Redes)

Super e Hipermercados (site ou app)

Tag de pedágio

Telefonia Móvel

TV por Assinatura

Varejo Eletro

Varejo Eletro (regionais)

Varejo Online

Vídeo conferência