Reportagens

O caminho para se manter no topo

Apostar no sucesso da jornada de consumo é essencial para quem presta serviços

Por Adriana Cardillo

Cultivar a fidelidade do cliente e assim estabelecer com ele uma relação duradoura é essencial para o sucesso de qualquer marca. Ter estratégia acertada para conseguir leads (que são clientes potenciais que demonstram interesse em um produto e serviço e fornecem seus dados de contato), planejar campanhas publicitárias para chamar a atenção do consumidor e oferecer bons pacotes de serviços e agilidade no fechamento dos negócios é essencial. Também é preciso pensar de forma estratégica no futuro, reservando pelo menos 5% do orçamento para garantir um bom pós-venda – medida que pode render lucros que vão de 25% até 95%, de acordo com estudo da Zendesk.

Os especialistas garantem, ainda, que tecnologia, treinamento de equipe interna de suporte, uso da inteligência artificial e uma cultura genuína centrada no cliente são outros ingredientes importantes para o sucesso da fidelização das pessoas às marcas e empresas.

Customer Success ou sucesso do cliente, é o processo que garante que clientes estejam utilizando da melhor forma o serviço ou produto contratado.

Ele ajuda a empresa a oferecer uma jornada consistente, e a obter maior fidelização e crescimento sustentável da base de clientes e do negócio como um todo.

Empresas e consumidores devem ficar atentos a detalhes que ajudam, e muito, a melhorar a experiência e os negócios.

Para empresas
Faça do pós-venda um diferencial competitivo. Analise a concorrência e invista em uma boa estratégia de captação e atualização de dados. Integre os canais: repetir a mesma história em canais diferentes de atendimento traz a
sensação, para o cliente, de não estar sendo ouvido.

Para clientes
É possível observar como a empresa trata os clientes durante e depois das vendas com uma pesquisa na internet.
Dê feedbacks. Eles ajudam a marca a entender melhor o que os clientes desejam.

Quer resultados duradouros? Invista em estratégias de mídias sociais, chatbots e pesquisas de satisfação para fortalecer relações e fomentar a fidelização.

Manter o tom da mensagem alinhado à identidade da marca ajuda a criar uma conexão consistente com os clientes.

Prometeu? Cumpra! A experiência ruim é disseminada com muito mais facilidade que a boa, principalmente nas redes sociais.

Foto: Adobe Stock Images