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Ronaldinho Gaúcho surge em campanha da Shopee

Propaganda é adaptada de campanha produzida no Brasil e focada no Dia do Consumidor que estreia hoje; ciclo da marca para 2025 prevê maior investimento de marketing

Ronaldinho Gaúcho surge em campanha da Shopee

Por Igor Ribeiro – editada por Mariana Collini

Olhando de perto, Terry Crews e Ronaldinho Gaúcho guardam algumas semelhanças. Além de personalidades globais, são bem-humorados, carismáticos, festivos e musicais. Também representam marcas que se espelham nesses atributos para falar com o consumidor. A partir de hoje eles terão outro traço em comum. Crews foi o rosto da Shopee no ano passado e o brasileiro estreia em sua primeira campanha para a marca nesta segunda-feira, 24.

Com foco no Dia do Consumidor (15 de março), Ronaldinho será a estrela da Shopee na primeira grande data de vendas de 2025, continuando a aparecer em outras campanhas ao longo do ano. “É muito legal conhecer tantos amigos e lugares diferentes, e sempre que aparecem convites, eu tô disposto a conhecer novas experiências”, conta o ídolo, ao Estadão. Ele teve de aprender e improvisar em idiomas como indonésio, tailandês e vietnamita para atuar no novo comercial.

“É um marco histórico para a Shopee Brasil, uma campanha 100% nacional sendo exportada para outros países, pois o Ronaldinho é muito conhecido no sudoeste asiático”, diz Rodrigo Farah, head local de marca e live commerce da multinacional de Cingapura. “Os times de marketing no exterior ficaram sabendo sobre o que estávamos fazendo e pediram para envolver uma nova negociação, incluindo esses países. A peça criativa é a mesma, só o idioma e o jingle que muda”, explica o executivo. O objetivo também é outro, já que não é Dia do Consumidor no estrangeiro.

As gravações foram realizadas no Brasil, em 20 e 21 de janeiro, e profissionais de marketing da empresa na Ásia acompanharam os ajustes, principalmente no que dizia respeito à pronúncia. “Foram dias intensos de filmagem”, lembra Ronaldinho sobre o filme no qual joga videogame, cobra uma falta enquanto compra um atabaque, e depois toca percussão cercado de bailarinos (menção direta a sua participação no encerramento da Copa do Mundo de 2018). Tudo ao ritmo de uma paródia da música “Brincadeira de Criança”, do grupo Molejo — a trilha não é a mesma em outros territórios.

O mesmo conceito conectará todas as peças, incluindo conteúdos de social media, promoções, vouchers, descontos e sorteios de bolas assinadas por Ronaldinho Gaúcho. No dia 15 de março, a empresa fará transmissões ao vivo (live commerce) com ofertas e apresentações de influencers como Brunna Gonçalves, Leo Stronda e Viih Tube. A empresa ainda antecipa que Ronaldinho assinou um contrato longo que prevê mais campanhas ao longo de 2025.

Mídia e live commerce
A Shopee tem uma estrutura in house para o desenvolvimento da maior parte das campanhas, desde a concepção até o planejamento. No caso do Dia do Consumidor, a Paranoid assinou a produção de imagem, com áudio da Comando S e mídia da agência We.

Um formato de destaque na estratégia é o live commerce. Trata-se do streaming ao vivo com ofertas e produtos, já bastante popular na Ásia e que teve um antepassado brasileiro de sucesso no UHF da TV aberta, apresentado por personalidades como Ciro Bottini, que também estará nas lives da Shopee.

Para Farah, esse expediente “é uma poderosa plataforma de conexão com nossos consumidores, que integra entretenimento, informação e oportunidade de compra de forma única”. Além das transmissões oficiais da empresa, a base de vendedores e afiliados também é treinada e habilitada para fazer live commerce na plataforma da Shopee sem custos extras, explica o executivo, potencializando as vendas em até dez vezes na comparação com dias sem transmissão. “Estamos confiantes de que essa ferramenta continuará a revolucionar a forma como as pessoas compram e vendem online”, diz.

Se hoje o live commerce é uma estratégia mais conhecida no Brasil, muito se deve ao pioneirismo da própria Shopee em 2022, quando começou o projeto regionalmente. Segundo a plataforma, o formato já conquistou 3 bilhões de visualizações e 20 bilhões de likes desde então as primeiras transmissões no País.

Ferramentas de marketing incisivas como essa, aliadas aos preços competitivos do market place, impulsionou o crescimento da empresa e de outros concorrentes similares (como AliExpress e Shein). Essa expansão fez disparar um alerta para os ecommerces nacionais, que pagavam tributos normalmente enquanto a importação de concorrentes não pagava, ou pagava pouco. Como consequência dessa polêmica, foi apensada ao Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover, sancionado ano passado) a correção de uma lei dos anos 1980 sobre o imposto de importados. O jabuti ficou famoso como a “taxa das blusinhas”.

Rodrigo Farah aponta, porém, que a empresa já tinha como meta, desde sua chegada, ter empreendedores locais na sua base. À época da aprovação da taxa (1.º de agosto último), a maioria dos vendedores da Shopee já era brasileira. Hoje, segundo a empresa, são mais de 90%, com 3 milhões de cadastrados, desde microempreendedores até grandes marcas com lojas oficiais como Casa&Video, Havaianas, Hering e Lupo.

Essa precaução minimizou, para a Shopee, o turn over que impactou boa parte das importações de baixo custo. “No ano passado, tivemos mais de 1 bilhão de produtos vendidos por brasileiros na nossa plataforma e um crescimento de 30% no número de novos usuários”, afirma o executivo. Esses números reforçam o posicionamento da empresa, que disputa mercado não só com outros market places, mas até mesmo com grandes varejistas. “Estamos preparados para dar prosseguimento nessas estratégias e crescer ainda mais nosso investimento em marketing neste 2025, que vai aumentar bastante”, sinaliza Farah.

Ronaldinho Gaúcho surge em campanha da Shopee

Foto: Regis Fernandez/ Divulgação

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