Metodologia
Auditoria de Marca®
Para identificar as marcas mais envolventes e que conquistam o consumidor, são realizadas 11.500 pesquisas em todo o Brasil, por meio de questionários aplicados em campo e analisados por uma metodologia desenvolvida pela Troiano, com exclusividade para o Estadão Marcas Mais, para medir o grau de engajamento de consumidores com elas.
A amostra atinge homens e mulheres, das classes A, B, C, em 5 regiões do Brasil.
Os resultados são representados em formato de pirâmide e posteriormente geram um índice, a partir do qual se estabelece o ranking.
A metodologia identifica com precisão o nível de envolvimento que o consumidor tem com as marcas avaliadas de uma mesma categoria.
A partir dos resultados, as top 3 marcas mais conhecidas são eleitas em categorias. Para conhecer as categorias, acesse: SOBRE O RANKING
Os indicados combinam matematicamente:
-
A
NÍVEIS DE CONHECIMENTO DA MARCA
- • Top of mind
- • Conhecimento espontâneo total
- • Conhecimento total da marca (incluindo o que se obtém com o estímulo do próprio nome da marca)
-
B
PADRÃO DE PREFERÊNCIA QUE DEMONSTRAM EM ADQUIRI-LA
- • Primeira preferência
- • Segunda preferência
-
C
GRAU DE REJEIÇÃO QUE A MARCA EVOCA
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D
NÍVEL DE ASSOCIAÇÃO DA MARCA A TRÊS ATRIBUTOS-CHAVE DA CATEGORIA DE NEGÓCIOS A QUE ELA PERTENCE
De acordo com as respostas obtidas para cada marca, os consumidores entrevistados são classificados em 5 patamares de envolvimento com ela. A combinação matemática desses 5 patamares resulta no índice que aloca cada uma das marcas em sua posição no ranking.