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Propósito de Marca: Leonardo Zalcman

Vice-presidente da PlayTv Estadão Blue Studio – editada por Mariana Collini em 24/12/2024 “Consumidores estão exigentes e desejam saber que as marcas das quais compram têm valores claros”

Propósito de Marca: Leonardo Zalcman

Vice-presidente da PlayTv

Estadão Blue Studio – editada por Mariana Collini em 24/12/2024

“Consumidores estão exigentes e desejam saber que as marcas das quais compram têm valores claros”

A frase é de Leonardo Zalcman, vice-presidente da PlayTV; nesta entrevista ele fala também que cada marca precisa definir o seu propósito com clareza

Toda marca tem um propósito? Na opinião de Leonardo Zalcman, vice-presidente da PlayTV, as marcas têm compreendido a importância de ter um propósito. “Porém, percebemos que muitas empresas ainda não definiram claramente o seu propósito ou apresentaram algo genérico apenas para não perderem o trem da história”, diz.

Antes de assumir o cargo, Zalcman organizou e palestrou em mais de 90 eventos sobre temas como autoconhecimento, liderança e carreira. Na Wework, foi um dos cem primeiros funcionários no Brasil e foi responsável pela expansão na zona oeste de São Paulo. Após retornar de um dos maiores cursos de Inovação do mundo na Suécia, ele iniciou a produção de um podcast semanal chamado “@Zalcast”, focado em inovação, empreendedorismo e estilo de vida.

Confira a entrevista que ele concedeu para o Estadão Blue Studio sobre propósito de marca, inclusive se é bom divulga-lo ou não.

1) Ter um propósito é moda, detalhe ou fundamental?

Fundamental é o adjetivo certo para definir o propósito de uma empresa. Todas as marcas precisam ter uma razão de ser, pois, somente assim, poderão se posicionar de forma competitiva no mercado. Por meio do propósito, a marca passa a ter mais clareza sobre seus produtos e serviços, além de entender com qual público deseja dialogar.

O propósito também contribui para atrair talentos e para proporcionar mais coesão entre os colaboradores da empresa. As pessoas querem saber se a empresa em que trabalham tem uma razão de ser e se atua com um norte bem definido.

2) Toda marca tem um propósito?

A cada ano, mais marcas têm compreendido a importância de ter um propósito. Porém, percebemos que muitas empresas ainda não definiram claramente o seu propósito ou apresentaram algo genérico apenas para não perderem o trem da história. Com isso, as marcas que se dedicam de verdade à definição do seu propósito e sabem comunicá-lo ao mercado acabam tendo uma importante vantagem competitiva.

3) Como uma companhia descobre e difunde seu propósito?

A palavra “descoberta” talvez não seja a mais adequada para definir o propósito, já que passa a ideia de obra do acaso. Para uma marca encontrar o seu propósito e estabelecê-lo com clareza e convicção, é preciso olhar para dentro, entender os seus valores e a sua história. Além disso, a definição do propósito passa também pela observação do mercado e, principalmente, pelo entendimento do seu público-alvo.

Uma vez estabelecido o propósito da marca, é preciso trabalhar para difundi-lo internamente e, com isso, criar uma cultura da marca. Somente assim cada colaborador funcionará como propagador do propósito da empresa. É fundamental, ainda, estabelecer um planejamento de comunicação que permita que o seu potencial consumidor entenda como a marca se posiciona e qual é o seu propósito.

4) Quem não tem um propósito claro está perdendo competitividade?

Marcas que não têm um propósito ou que definiram um propósito genérico e inconsistente tendem a ficar para trás em mercados cada vez mais competitivos. Os consumidores estão mais exigentes e desejam saber que as marcas das quais compram têm valores muito claros.

Por isso, ter um propósito permite a criação de conexões com os consumidores e ajuda na fidelização e na consolidação dos resultados.

5) Uma empresa que torna público o seu propósito se torna mais forte ou vulnerável?

A propagação do propósito de uma empresa é essencial para fortalecê-la diante do mercado e dos seus potenciais consumidores. À medida que o propósito está consolidado e diferencia a marca de suas concorrentes, é muito saudável difundi-lo para diferentes públicos. Isso tende a elevar os resultados e fortalecer a imagem da marca.

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Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!

A Série de Entrevista: “Propósito de Marca” é um espaço editorial para convidados compartilharem suas visões, experiências e inspirações com o mercado. As informações e opiniões formadas neste artigo são de responsabilidade única do autor. Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Estadão.

Foto: GettyImages

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