Notícias
Pinterest cresce como fonte de inspiração para a geração Z
Mais da metade dos usuários vê a rede como um lugar para fazer compras – e nem todas as empresas sabem disso
Por Andresa Boni
Embora não pareça, o Pinterest é uma rede social. Mas, ao contrário de Facebook, LinkedIn e Twitter, em que você se conecta com amigos, parentes, contatos profissionais e pessoas com quem você se identifica de uma forma ou de outra, o Pinterest se vende como um lugar para você se inspirar, uma plataforma de descoberta visual, que vem crescendo sobretudo entre os jovens da chamada geração Z (nascidos entre 1995 e 2010): a presença deles aumentou 20% em 2024 em comparação ao ano passado, de acordo com a empresa.
É o caso da estudante de Relações Públicas Mayara Vasconcelos, de 22 anos. “Uso diariamente. Quando vou à manicure, por exemplo, busco referências. Separo meus interesses em pastas. Assim, quando preciso buscar de forma rápida, é fácil de encontrar.”
Segundo Rogério Nicolai, diretor de Negócios da empresa no Brasil, o mundo virtual e a vida real estão muito próximos para esses jovens da geração e, por isso, eles são tão ativos na plataforma. “Eles são os primeiros a adotar tendências que, depois, se tornam reais para todos.”
Uso diariamente. Quando vou à manicure, por exemplo, busco referências. Separo meus interesses em pastas. Assim, quando preciso buscar de forma rápida, é fácil de encontrar.”
Mayara Vasconcelos, estudante de Relações Públicas
NUMERÃO
O Pinterest tem 520 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo e 41 milhões desses acessos são feitos por brasileiros.
NUMERÃO
Líder entre os públicos que mais crescem no Pinterest, a geração Z representa 42% na base global de usuários.
Professor da pós-graduação em Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza da ESPM, Rogério Boccuzzi afirma que o Pinterest é um espaço valioso “para novas marcas aparecerem”.
“A ferramenta busca por palavras-chave ou por assunto, o que pode trazer resultados para aquelas que não teriam essa oportunidade no tão concorrido feed de outras redes sociais”, completa.
O relatório Digital 2024 – Global Overview Report, feito pelo We Are Social em parceria com o Meltwater, confirma a percepção de Boccuzzi. Segundo os dados do estudo, 37% dos usuários afirmam usar a plataforma para pesquisar novas marcas – e aquelas que estão mais ‘antenadas’ já perceberam esse potencial. Além de poder ter um perfil e postar conteúdo na plataforma, as empresas podem criar uma conta de negócios e pagar por anúncios.
É possível postar produtos que, quando ‘pinados’, ou seja, curtidos e/ou selecionados pelos usuários da plataforma, levam esse usuário diretamente para o site da loja ou da marca. Por isso, para Nicolai, o potencial do Pinterest não pode ser desprezado pelas empresas. “Mais da metade dos usuários enxerga esse como um lugar para fazer compras e 96% das buscas não têm um termo de marca, ou seja, as pessoas estão no Pinterest com a ‘mente aberta’, o que é uma grande oportunidade para as empresas serem descobertas”, analisa Nicolai, diretor da empresa no Brasil.
Foto: Arquivo Pessoal/Mayara Vasconcelos