Notícias
Cannes Lions: Brasil terá 24 jurados no Festival Internacional de Criatividade; veja quem são
Por Wesley Gonsalves A 71.ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions – do qual o Estadão é o representante oficial no País – terá 24 publicitários brasileiros
Por Wesley Gonsalves
A 71.ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions – do qual o Estadão é o representante oficial no País – terá 24 publicitários brasileiros no corpo de jurados que avaliará as melhores ações publicitárias do mundo no último ano. A lista foi divulgada nesta quarta-feira, 10, pela organização do evento, que será realizado entre 17 e 24 de junho, na Riviera Francesa.
Nesta edição do festival, a organização do evento selecionou executivos de agências e anunciantes oriundos de 54 mercados publicitários ao redor do mundo para avaliar as peças nas 30 categorias que serão premiadas. Em 2024, países como Armênia, Gana, Paquistão e Panamá terão, pela primeira vez, publicitários integrando o corpo de júri do evento.
Além dos 24 jurados de grupos aqui do Brasil, haverá ainda outros 11 brasileiros com posições globais no mercado de criatividade que participarão do júri do Cannes Lions – como o fundador da Gut, Anselmo Ramos, e o vice-presidente de criatividade da Grey nos Estados Unidos, Thiago Cruz.
O presidente do Cannes Lions, Simon Cook, disse estar satisfeito com a lista de jurados deste ano, que segundo ele, tem um “equilíbrio, amplitude de conhecimentos e representação global” entre os jurados. “Os júris de premiação representam os principais talentos do setor global em uma gama diversificada de disciplinas, e agradecemos as perspectivas exclusivas que eles trazem. Agradecemos a eles por seu tempo, dedicação e cuidado na definição da referência criativa global para o nosso setor”, afirmou Cook, em nota.
Executivos brasileiros
Em 2024, os brasileiros farão parte do corpo de júri em 24 das 30 categorias avaliadas no Cannes Lions. Desse grupo, 16 farão sua estreia no festival como jurados. É o caso da CEO da Lew’Lara\TBWA e presidente da Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Marcia Esteves.
A executiva comentou sobre os desafios em relação ao júri e também da importância do evento para o mercado criativo global e no Brasil. “O festival é o mais importante dentro do nosso mercado e reúne diversos líderes. Ele apresenta grandes inspirações e muito aprendizado para todos. Além de celebrar a criatividade, que é a espinha dorsal do que nós fazemos”, afirma. “Eu estou muito feliz e grata com a certeza de que vou aprender e contribuir para que a criatividade no nosso País, e no mundo, seja cada vez mais celebrada.”
Em sua terceira participação como jurada do festival de criatividade, Samantha Almeida, diretora da área de diversidade e inovação dos Estúdios Globo, representará o Brasil como membro do júri das peças de “Titanium Lions”, categoria que avalia os trabalhos que trazem mudanças diretas na cultura global – um dos “Leões” mais cobiçados pelos publicitários.
“Essa categoria Titanium é a mais aguardada por todos nós do mercado criativo global. A premissa é ousada: apresentar os caminhos que nortearão a indústria da publicidade no futuro. E são muitas as demandas e camadas desse tempo pressionando o nosso mercado, desafios éticos da inteligência artificial, crises políticas e ambientais”, afirma. “Estou ansiosa para os debates, especialmente por estar com profissionais capazes de impactar as múltiplas sociedades ao redor do mundo.”
Veja a lista completa dos brasileiros que representarão o País no festival internacional de criatividade em cada categoria.
Brand Experience & Activation
Cecilia Alexandre – Heineken – Marketing Director, LATAM
Creative B2B
Henrique Del Lama – AlmapBBDO – Executive Creative Director
Creative Business Transformation
Marcia Esteves – Lew,Lara\TBWA – CEO & Partner
Creative Commerce
Tiago Trindade – Digital Favela – Chief Creative Officer
Creative Data
Ana Becker – FCB Brasil – Creative Director / Head of Insights
Creative Strategy
Sumara Osorio – VML – Chief Strategy Officer
Design
Shingo Sato – Design Bridge & Partners – Head of Design
Digital Craft
George “Benson” Acohamo – BSN CREATIVES – Founder
Direct
Mariana Sá – Africa Creative – CO-CCO
Entertainment
Patricia Moura – Pride Content – Founder & Consultant
Entertainment Lions For Gaming
Nicolle Merhy – Black Dragons – CEO of Game Code and CEO of Black Dragons
Entertainment Lions For Music
Henrique Tanji – RITMIKA – Founder & CEO
Creative Data Entertainment Lions For Sport
Rafael Ziggy – SOKO – CCO
Film
Rodrigo Jatene – Wieden + Kennedy – Chief Creative Officer
Film Craft
Dulcídio Caldeira – Boiler Filmes – Film Director
Glass: The Lion For Change
Raphaella Martins Antonio – Meta – Program Manager, Creative X
Health & Wellness
Laura Florence – Havas Health & You Brazil – Executive Creative Director
Innovation
Diego Machado – AKQA – Global Chief Creative Officer
Media
Vanessa Gianotti – Ogilvy – Media Vice-President and South Cone Leader for Media, Strategy and Influencers at OpenX WPP
Pharma
Roberta Raduan – Klick Health – Managing Director of Latin America
PR
Ian Black – New Vegas – CEO
Print & Publishing
Vinícius Stanzione – Leo Burnett – Partner and Creative Director, Co-Founder
Social & Influencer
Lui Lima – Talent Marcel – Creative Director
Titanium
Samantha Almeida – Globo – Director of Diversity and Content Innovation
Foto: DANIEL TEIXEIRA
Cannes Lions: Brasil terá 24 jurados no Festival Internacional de Criatividade; veja quem são