Notícias
Rock in Rio: TIM instala 86 antenas na cidade do rock
Aparatos permitem que sinal do 5G trafegue por duas frequências: 3,5 GHz e 2,6 GHz
Por Circe Bonatelli – editada por Mariana Collini
Para este ano foi estimado um fluxo de pessoas de 135 mil pessoas por dia, em média, no Rock in Rio, numa área total de 400 mil metros quadrados, o equivalente a 60 campos de futebol.
Para atender a essa demanda, a TIM colocou 86 antenas na Cidade do Rock, perante 25 do último evento. “Fizemos um planejamento cuidadoso de infraestrutura e capacidade”, pondera o vice-presidente de operações da empresa, Marco Di Costanzo.
Os equipamentos foram posicionados nas torres de caixas de som, estrutura dos palcos e tirolesa, entre outros pontos. Segundo Di Costanzo, as antenas estão “escondidas” na paisagem para não comprometer a decoração do local. “Vai ser difícil alguém localizar, porque elas foram praticamente integradas à estrutura local, estão ‘camufladas’ para não ofender a estética do evento”, conta.
Outra novidade da estrutura da TIM é o uso de uma antena que permite que o sinal do 5G trafegue por duas frequências, que são 3,5 GHz e 2,6 GHz. Na prática, isso aumenta a capacidade de transmissão e ajuda o sinal a chegar com mais facilidade a ambientes ao ar livre e espaços fechados, como estandes e lojas dentro da Cidade do Rock. O equipamento foi fornecido pela chinesa Huawei.
Hologramas em sincronia
Além de permitir que os usuários se comuniquem de forma mais eficiente, essa infraestrutura possibilitará ativações inovadoras, como o “Karaokê 5G”, com uma banda conectada e holografia. Vai funcionar assim: em duas cabines na Cidade do Rock e uma na loja da TIM em um shopping na Barra da Tijuca, os clientes poderão cantar no microfone e aparecerão como hologramas ao lado dos músicos que estarão à distância no estande da empresa no festival. A ideia com isso é mostrar que o 5G permite uma sincronia perfeita entre voz e melodia, eliminando o delay típico de transmissões ao vivo.
5G ao redor do País
A cobertura 5G da TIM está em 379 cidades do País, à frente das rivais Vivo, com 273, Claro, com 262, e Brisanet, com 109. Os dados são da consultoria Teleco. Em termos de população coberta pelas antenas de celular 5G, a TIM abrange 53,2% das pessoas, a Vivo 51,8%, a Claro 50,5%, e a Brisanet 3,4%. A última está principalmente em cidades pequenas.
Foto: GettyImages