Telefônica testa 5.5G e registra velocidade mais de dez vezes superior à do 5G
Segundo a empresa, nova tecnologia ampliará ainda mais o potencial para criar novas oportunidades de negócios e receitas
Por Circe Bonatelli
A Telefônica Brasil (dona da Vivo) ativou sua primeira antena com o sinal de 5.5G, ainda em fase de testes. A nova geração de internet móvel representa uma evolução do 5G e caminha para ser lançada comercialmente nos próximos anos.
No teste, foram registrados picos de velocidade de download de até 6,7 gigabits por segundo, e média de 5,5 Gbps. Essa é, até o momento, a maior velocidade registrada em uma antena da Telefônica.
Os resultados preliminares das teles apontam que o 5.5G tem potencial para oferecer uma velocidade de tráfego de entre 10 e 30 vezes acima à do 5G. A velocidade média de download no 5G alcançou 445,69 Mbps no Brasil no último semestre de 2023, de acordo com levantamento realizado pelo Speedtest, da empresa de medições Ookla. No mês passado, a TIM também anunciou ter iniciado testes de 5.5G, chegando a picos de 11,6 Gbps.
No seu teste, a Telefônica informou que utilizou 600 MHz de largura de banda da faixa de 26 GHz (ondas milimétricas). A companhia é a única que possui esta frequência.
Na visão da Telefônica, o 5.5G ampliará ainda mais o potencial para criar novas oportunidades de negócios e receitas. Em conjunto com a inteligência artificial e a computação em nuvem, a nova tecnologia poderá oferecer novos produtos e serviços baseado em redes de alta qualidade, afirmou a empresa em comunicado.
Além de desenvolver o mercado de entretenimento, o 5.5G ajudará a abranger projetos de cidades inteligentes, internet das coisas, internet de banda larga móvel (FWA), veículos conectados, entre outros.
Telefônica testa 5.5G e registra velocidade mais de dez vezes superior à do 5G
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
leia também
-
Rede D’Or se diferencia por modelo inédito de validação de qualidade
Rede D’Or se diferencia por modelo inédito de validação de qualidade Obrigatoriamente avaliadas por organizações externas e independentes, todas as unidades da instituição têm seus
-
Empresas precisam entender as diferentes necessidades do cliente
Empresas precisam entender as diferentes necessidades do cliente Antes de partir para a ação, marcas buscam métricas paracompreender o comportamento e as reais necessidades do consumidor Pesquisas
-
Rede D’Or aposta na eficiência operacional para oferecer medicina de excelência
Rede D’Or aposta na eficiência operacional para oferecer medicina de excelência Com modelo de gestão centralizada, companhia reduz custos administrativos para investir ainda mais na qualidade da