Logística e tecnologia da Amazon entregam produtos de forma ágil e eficiente para todo o Brasil
Combinação de infraestrutura logística tecnológica e inteligência artificial, associada a parceiros de negócios locais, tem sido fundamental para o desenvolvimento da empresa
Por Amazon e Estadão Blue Studio
A Amazon Brasil já atende consumidores em 100% dos municípios brasileiros, realizando entregas rápidas e seguras no mesmo dia em 200 cidades e no dia seguinte à compra em outras 1.300 localidades.
Em 2019, a Amazon.com.br contava com apenas um Centro de Distribuição no país e, hoje, a operação acaba de anunciar mais de 130 polos logísticos operados com tecnologia Amazon, distribuídos pelos 27 estados brasileiros. Em cinco anos, a companhia saiu de 1 milhão de produtos disponíveis para compra para 130 milhões de produtos em 50 categorias ofertados no site brasileiro, entre varejo e serviços de marketplace.
O exemplo de Manaus, uma das capitais na Floresta Amazônica, é simbólico. A partir de uma combinação de transporte aéreo e fluvial, as entregas na chamada última milha, etapa final do processo de entregas, são feitas de lancha rápida para comunidades ribeirinhas pelo Rio Amazonas.
No caso das cadeias de entrega em regiões metropolitanas como a de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, os parceiros de entrega do Amazon Hub colaboram para acelerar os envios nessas regiões, complementando a malha logística da empresa no Brasil. “O objetivo do programa é acelerar entregas para clientes no Brasil enquanto gera renda extra para empreendedores locais. Dessa forma, eles aproveitam espaços e recursos locais para entregar pacotes da Amazon e estimulam a geração de renda complementar diretamente nas comunidades”, explica Luis Franzon, líder de operações do Amazon Hub no Brasil.
Desde o início do programa, em 2024, mais de 130 parceiros se juntaram à ideia de acelerar a logística de entrega de produtos. Já estão operando em locais como Brumadinho (MG), Caieiras (SP), Cidade de Deus (RJ), Contagem (MG) e Guarujá (SP). Com o conhecimento de quem tem familiaridade com os meandros das regiões metropolitanas brasileiras, os prazos de entregas em muitos locais conseguiram ser reduzidos de 5 dias para 2 dias.
Como são estabelecimentos que já funcionam, essas micro e pequenas empresas que aderiram aos hubs da Amazon, após cadastradas e treinadas, conseguem gerar renda complementar para os seus negócios, de maneira autônoma, sem a necessidade de investimentos e contratações adicionais, utilizando sua própria operação. Os parceiros do programa recebem de 20 a 40 pacotes todos os dias pela manhã, para realizar entregas no horário comercial.
“A iniciativa do Amazon Hub é muito interessante para nós. Ela nos traz um faturamento que não estava previsto e nos possibilita utilizar a equipe e o espaço de trabalho de uma forma melhor, aproveitando tudo que já temos. O processo de entrega é simples e fácil de assimilar, otimizando nosso tempo. Além disso, a Amazon oferece um suporte eficiente e rápido quando temos alguma dificuldade”, conta Fernando Gonçalves Nunes, proprietário da emplacadora de veículos Authentic Placas e parceiro do Amazon Hub na cidade de São Paulo.
No mesmo contexto de acelar entregas e aperfeiçoar a experiência de compra consumidores, a operação da Amazon conta com uma outra empresa brasileira, a To Do Green, que alia eficiência logística com baixas emissões de carbono. Os produtos vendidos diariamente na Amazon.com.br, são transportados por frota de veículos elétricos até seu destino final. Em 2024, a operação com a To Do Green saltou de 7 para 16 Estações de Entrega operadas com tecnlogia Amazon, alcançando mais de 70 cidades do interior de São Paulo, como Sorocaba, Taubaté, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, entre outras.
“Entendemos que o crescimento das nossas responsabilidades corporativas deve estar exponencialmente relacionado ao desenvolvimento dos nossos negócios, maximizando projetos e atividades para o benefício das comunidades em que atuamos. É por isso que continuamos a inovar e acelerar os nossos projetos no Brasil e ao redor do mundo, reforçando nossos compromissos e demonstrando como uma empresa pode ajudar a acelerar a transição para uma economia de baixo carbono em escala global”, diz Saori Yano, responsável pela Sustentabilidade das Operações da Amazon no Brasil.
A Amazon também segue focada em outras iniciativas que visam reduzir o impacto ambiental dos negócios. “Com a ajuda da IA de última geração, conseguimos melhorar nossas ações. O empacotamento e roteamento otimizados, por exemplo, utilizam algoritmos de Machine Learning para definir o melhor tamanho de embalagem e as rotas mais eficientes, reduzindo materiais brutos, espaços nos caminhões, tempos de entrega, consumo de combustível e emissões de carbono,” diz Saori Yano.
Toda a evolução logística da empresa – além da tecnológica – não ocorre de forma descolada da necessidade de o setor privado enfrentar as mudanças climáticas globais. A meta estabelecida em 2019, de compensar toda a eletricidade consumida nas operações globais da companhia com energia 100% renovável até 2030 — incluindo data centers e prédios corporativos –, foi atingida sete anos antes do previsto pela Amazon.
A empresa tornou-se, por quatro anos seguidos, a maior compradora de energia renovável do mundo, segundo a Bloomberg NEF. Soma-se a isso o investimento bilionário em 500 projetos de energia solar e eólica em várias regiões do globo. A energia gerada em todas essas plantas abastece o equivalente a 7,6 milhões de residências nos Estados Unidos.
Com as parcerias, combinadas com tecnologias exclusivas que auxiliam na otimização de processos, a Amazon realiza entregas atualmente no Brasil em todas as capitais e grandes regiões metropolitanas do País, incluindo regiões periféricas e rurais.
Logística e tecnologia da Amazon entregam produtos de forma ágil e eficiente para todo o Brasil
Foto: Luiza Ferraz
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