Fidelização estratégica: saiba como transformar clientes em fãs
Solução ajuda a fortalecer o relacionamento com os consumidores, impulsionando a fidelização e apoiando o crescimento das empresas
Estadão Blue Studio Express
Empresa pioneira da gestão em nuvem, a GCOM entende dos desafios do universo do empreendedorismo, que necessita de uma estratégia para a fidelização dos clientes em busca de resultados expressivos.
Por isso, desenvolveu um software de gestão 100% na nuvem que ajuda as marcas a administrar um negócio de maneira fácil e organizada.
Isso porque o crescimento e a estabilidade de um negócio dependem não só de boa gestão, mas, também, de se destacar da concorrência.
Fidelização como estratégia
Certamente, não há tarefa fácil quando se fala em construir uma base de clientes leais e engajados. Afinal, não se trata apenas de métricas que impulsionam o sucesso, mas de estratégicas que unem qualidade, confianças e experiências positivas e marcantes para a construção de reputação da marca e de uma base sólida de clientes.
Nesse sentido, é essencial entender sobre fidelização de clientes, aprendendo ações práticas e eficazes.
O trabalho envolve o desenvolvimento de relações memoráveis entre a empresa e o consumidor, fazendo com que ele retorne e se identifique com a marca ao longo do tempo.
Em meio a tanta concorrência, o objetivo é incentivar que os clientes continuem escolhendo aquele produto e aquele serviço oferecidos. Clientes fiéis geram mais receita com o passar do tempo, podem se tornar promotores da marca, influenciando na reputação e até atraindo novos potenciais consumidores, indicando os produtos e serviços.
Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) mostrou que o crescimento no percentual de pessoas que preferem realizar suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade ou benefícios passou de 72% (2022) para 85,2% (2023).
Construção de relações memoráveis e duradouras
A fidelização de clientes vai além da criação de uma base de clientes. É a construção de relações positivas e perenes que incentivam a escolha contínua de uma marca e não os concorrentes.
Do lado das empresas, são visíveis alguns benefícios: retenção de clientes, aumento da lucratividade, nascimento de brand lovers (os amantes da marca) e a geração de feedbacks (opiniões) positivos e regulares, surgindo ideias para melhorias e evolução em produtos e serviços.
Já do lado dos consumidores, economia de dinheiro é um dos benefícios. Segundo a pesquisa da ABEMF, 43,4% dos entrevistados disseram enxergar iniciativas de fidelização como uma oportunidade de economizar dinheiro, ou fazê-lo render mais. No geral, 8,8% gostam de receber um tratamento diferenciado da marca, melhor experiência de compra e mais benefícios.
Por isso, desde o primeiro contato com o cliente, a marca deve pensar em cativá-lo, mirando alguns aspectos essenciais:
1 – Conheça o público-alvo: quem são seus clientes, quais são suas necessidades e preferências. Dessa forma, é possível saber como personalizar a experiência de compra de acordo com as expectativas levantadas;
2 – Ofereça um excelente atendimento: um ótimo atendimento pode fazer toda a diferença!
3 – Crie um ambiente agradável: seja no ambiente online ou físico, organize-o de forma lógica e intuitiva. Invista em comunicação clara e objetiva. No caso de lojas, tome cuidado com a iluminação, organização, aroma, música… Tudo influencia a experiência do consumidor.
4 – Trabalhe a qualidade: produtos de qualidade oferecem experiência de compra positiva. Eles podem superar as expectativas dos consumidores.
5 – Personalize o atendimento: use dados do cliente (com atenção à LGPD) para personalizar ofertas e comunicações. Isso colabora com a percepção dos consumidores sobre exclusividade.
6 – Seja transparente: informe dados claros sobre preços, políticas e garantias, criando uma relação de confiança.
7 – Seja rápido: problemas sempre podem acontecer. Por isso, atue de forma proativa.
8 – Surpreenda seus clientes: as pessoas gostam de ganhar presentes e facilidades. Ofereça brindes, amostras grátis e ajude a criar boas experiências.
Fortalecimento do relacionamento
Entre as características de ações de fidelização que mais impactam positivamente os clientes, de acordo com a pesquisa da ABEMF, nos três primeiros lugares estão: obter cashback (33%), obter cupons de desconto (31,5%) e somar pontos (31,4%).
Sistemas de gestão de dados e de relacionamento são formas de sustentar essas demandas. O GCOM Fidelidade foi criado para ajudar a fortalecer o relacionamento com os clientes, impulsionar a fidelização e, assim, apoiar o crescimento e sucesso nos negócios.
Com o serviço, é possível oferecer uma experiência única aos clientes, sempre focado na compreensão do perfil de consumo. A solução oferece recursos personalizáveis para melhor comunicação e escuta do público.
Além disso, estão disponíveis ferramentas como programas de pontos ou cashback, sistemas de avaliação NPS (Net Promoter Score, que avalia a experiência do cliente no geral) e CSAT (que avalia a satisfação do consumidor em curto prazo, avaliando pontos específicos), cuponeria omnichannel e indicação de amigos (Member get Member).
Foto: GettyImages
leia também
-
Caminhões autônomos reduzem perdas na lavoura de cana
Caminhões autônomos reduzem perdas na lavoura de cana ulos permitem a operação autoguiada mais eficiente e econômica nos canaviais Por Mário Sérgio Venditti A automação dos caminhões na
-
Atuação do Carrefour Property auxilia na construção das cidades do futuro
Atuação do Carrefour Property auxilia na construção das cidades do futuro Gestor de mais de 18 milhões de metros quadrados de áreas no Brasil, o Carrefour Por Estadão Blue Studio Express A
-
Sabará Hospital Infantil terá nova unidade na capital paulista
Obras tiveram aporte de R$ 800 milhões e devem ser entregues em 2026; novo espaço terá 210 leitos e capacidade de atender 100 mil crianças e adolescentes ao ano