Estudos comprovam a valorização dos benefícios relacionados com o bem-estar
Por Estadão Blue Studio Express
Muito mais do que um bom plano de saúde, os profissionais atualmente buscam empresas que ofereçam benefícios que contribuam para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
Claro que o vale-alimentação e o vale-refeição estão incluídos neste rol de prioridades. Entretanto, os colaboradores almejam o complemento de outras soluções que consigam auxiliar no dia a dia, contribuindo na busca pelo equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Atentas para esta nova realidade, muitas empresas já se preparam para aumentar o orçamento destinado aos benefícios, buscando, assim, atrair e também reter os principais talentos.
Importância dos benefícios em números
Pesquisas recentes comprovam a valorização dos benefícios relacionados com o bem-estar como uma estratégia para atrair e reter talentos, assim como para a conquista de resultados cada vez mais significativos.
Estudo da Onhappy para avaliar as tendências para o próximo ano revelou que quase 73% dos entrevistados reconhecem a importância do bem-estar dos colaboradores para a produtividade.
O levantamento constatou ainda que quase 63% pretendem ampliar o orçamento destinado aos benefícios no próximo ano. Além disso, mais de 47% acreditam que o departamento de recursos humanos (RH) busca por soluções que realmente contribuam com o dia a dia dos profissionais.
Essa mudança de comportamento do mercado com relação aos benefícios também está atrelada à chegada das novas gerações ao mercado de trabalho. Muito mais do que bons salários, esses colaboradores buscam por empresas alinhadas com seus princípios, que entendem a importância do bem-estar também no ambiente profissional como um diferencial competitivo.
Em sua 13.ª edição, o estudo da Deloitte trouxe informações relevantes sobre o contexto das gerações Z e Y no mercado de trabalho. Dos entrevistados, 86% desejam um trabalho com propósito. Além disso, 50% rejeitam tarefas que não estejam alinhadas com seus valores.
Outro dado relevante demonstra que 61% da geração Z e 58% da geração Y avaliam que podem promover mudanças nas organizações. Assim como 54% acreditam que a empresa deve levar a sério a saúde mental dos funcionários.
Banner Up Brasil
Benefícios relacionados com o bem-estar
Dessa forma, é possível constatar que a valorização dos benefícios relacionados com o bem-estar exige uma atenção especial por parte do departamento de recursos humanos das empresas.
Mas, na prática, o que isso realmente significa? Atualmente, é preciso formatar um pacote de soluções que realmente façam a diferença na vida do colaborador.
Principalmente após a pandemia, muitos entenderam a importância de adotar bons hábitos e, claro, buscar a tão sonhada qualidade de vida. Nesse contexto, as companhias devem ofertar benefícios que consigam contribuir de forma significativa para o dia a dia do trabalhador.
Tradicionais, o vale-alimentação e o vale-refeição, por exemplo, também estão incluídos nesse cenário, porque garantem praticidade e flexibilidade para que os colaboradores tenham a liberdade de adquirir produtos em estabelecimentos diversos, que ofereçam alimentos mais saudáveis.
Por sua vez, as parcerias com uma grande quantidade de estabelecimentos, como farmácias, geram praticidade e, principalmente, economia.
O fator econômico também está interligado com o bem-estar dos trabalhadores. A própria pesquisa da Deloitte constatou um maior otimismo dos trabalhadores das gerações Z e Y com relação à melhora da situação econômica dos seus países, na comparação com o levantamento anterior.
Dessa forma, além de proporcionar economia, o pacote de benefícios atua de forma inteligente para auxiliar o colaborador na gestão financeira. Um exemplo disso é o Up Go, solução desenvolvida pela Up Brasil, que permite ao trabalhador antecipar parte do salário em momentos de necessidade. O valor solicitado é descontado diretamente na folha de pagamento, sem juros.
A empresa pode liberar até 40% do salário, oferecendo poder de compra imediato e com desconto realizado em até 40 dias. Essa opção é mais vantajosa do que empréstimos ou cartões de crédito, ajudando o colaborador a manter o equilíbrio financeiro e promover seu bem-estar.
Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas precisam atuar de forma estratégica para garantir a atração e retenção de talentos. Contar com um pacote de benefícios que visam ao bem-estar, portanto, é um caminho viável e eficaz para aumentar a fidelização e o engajamento das equipes, diferenciando-se da concorrência e conquistando resultados realmente expressivos.
Para aqueles que desejam mais informações sobre como os benefícios certos auxiliam tanto os colaboradores quanto as empresas, acesse o site da Up Brasil e encontre a solução ideal para o seu negócio.
Foto: Adobe Stock
leia também
-
Estratégico, segmento de petróleo e gás faz muito mais do que levar combustíveis aos postos
Estratégico, segmento de petróleo e gás faz muito mais do que levar combustíveis aos postos Setor representa 10% do PIB nacional, gera 1,6 milhão de empregos, fatura anualmente R$ 420 bilhões e
-
Como os apps estão transformando o mercado imobiliário brasileiro
Como os apps estão transformando o mercado imobiliário brasileiro João Chueiri é Chief Marketing Officer do QuintoAndar Por João Chueiri É quase impossível imaginar a vida hoje sem aplicativos
-
Maior, mais abrangente e mais preciso
Metodologia aprimorada torna ainda mais fiel o ranking ‘Estadão Melhores Serviços’