Em um ano, uso do pedágio free flow cresceu 160% em São Paulo
Levantamento também mostra que motoristas estão mais familiarizados com a nova tecnologia
Por Redação Mobilidade
Desde o lançamento da tecnologia no Brasil, o pedágio free flow cresceu 160%. O levantamento realizado a partir do trecho da BR-101 também identificou o crescimento do conhecimento sobre a tecnologia em 29%. O estudo ouviu motoristas da Região Metropolitana de São Paulo e das cidades do entorno da rodovia.
A Rio-Santos, como é conhecida a BR-101, foi a primeira rodovia a receber o free flow no país, em 31 de março de 2023. A pesquisa desenvolvida pelo Sem Parar apontou para um aumento de 160% do uso desde o início da operação. Para comparação, em abril de 2023, apenas um mês após o início da operação do free flow, 5% dos motoristas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) utilizaram a tecnologia.
Segundo a pesquisa, atualmente, 38,6% dos motoristas da região afirmam conhecer sobre a tecnologia contra 30% em 2023. O Sem Parar entrevistou 1067 clientes da RMSP e Região Metropolitana da Baixada Santista, entre os dias 4 e 14 de março.
Pedágio free flow no Brasil
O sistema Free Flow aqui no Brasil está sob a responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a CCR Rio/SP. Os pórticos estão instalados em trechos da BR-101, em Paraty (km 538), em Mangaratiba (km 447) e em Iguati (km 414).
O pagamento sem cancela ocorre através de estruturas com câmeras, sensores e antenas que conseguem identificar e classificar o veículo por categoria, através da tag no para-brisa ou da placa do veículo. Um relatório do sandbox com a ANTT, divulgado em dezembro de 2023, informou que 68% das transações de pedágio no free flow na Rio-Santos foram realizados com uma tag de pagamento automático.
Em um ano, uso do pedágio free flow cresceu 160% em São Paulo
Foto: Getty Images
leia também
-
Cultura sustentável já altera hábitos de consumo
Cultura sustentável já altera hábitos de consumo Pesquisas indicam que preocupação ambiental tem alterado intenção de compra dos mais diversos públicos Por Estadão Blue Studio O que leva um
-
Metrô de São Paulo Investiga Potencial de Geração de Energia Limpa com Turbina Eólica em seus Túneis
Metrô de São Paulo Investiga Potencial de Geração de Energia Limpa com Turbina Eólica em seus Túneis Equipamento aproveita o vento produzido pela movimentação dos trens para a geração de
-
inDrive anuncia nova categoria de viagens no Brasil
O aplicativo vai oferecer nova categoria para passageiros e também ingressa no segmento de entregas para empresas