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Atuação do Carrefour Property auxilia na construção das cidades do futuro

Gestor de mais de 18 milhões de metros quadrados de áreas no Brasil, o Carrefour

Por Estadão Blue Studio Express

A construção das cidades do futuro, com projetos mais conectados, sustentáveis e eficazes, passa obrigatoriamente pela ressignificação dos espaços físicos. Dessa forma, áreas já existentes são aperfeiçoadas, contribuindo para o desenvolvimento das regiões e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida da sociedade.

Para alguns, esse conceito pode parecer utópico ou distante da realidade. Entretanto, ele já está sendo colocado em prática aqui no Brasil, com resultados surpreendentes e promissores.

Unidade imobiliária do Grupo Carrefour Brasil, o Carrefour Property é responsável por gerenciar mais de 18 milhões de metros quadrados de áreas privadas no Brasil. Do total, apenas 15% do potencial construtivo é utilizado atualmente.

Com tamanho potencial, esses espaços passam agora por um processo de transformação, ganhando novas estruturas e ajudando no desenvolvimento das cidades do futuro.

Carrefour Property e as cidades do futuro
Para entender melhor como o processo de transformação de uma empresa é capaz de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade, vale conhecer um pouco sobre a história do Carrefour, maior grupo varejista do Brasil com 48 anos de história.

Em entrevista ao PropertyCast, a CEO do Carrefour Property, Liliane Dutra, explica que a empresa trouxe para o país o conceito de hipermercado. Dessa forma, adquiriu terrenos grandes capazes de acomodar este formato. “Esse portfólio de propriedades gerou um valor imobiliário gigantesco.”

Com grande poder de transformação, o hipermercado atua como um âncora para o desenvolvimento das regiões, ajudando no desenvolvimento dos centros urbanos.

As novas tecnologias e a mudança do comportamento da sociedade, porém, exigem atualmente uma ressignificação dos espaços. Quer um exemplo? A popularização do transporte por aplicativo reduziu a utilização dos estacionamentos. Então, o que fazer com essas áreas? É aí que entra o processo de transformação, interligado com as criações das cidades do futuro.

Complexo multiuso
Integradas na sociedade, essas áreas começam a passar por um processo de ressignificação. Prova disso é o empreendimento Complexo Alto das Nações. Promovendo um encontro entre o passado e o futuro, o complexo multiuso foi desenvolvido na primeira loja do Carrefour no Brasil.

Antes, o espaço com 65 mil metros quadrados abrigava uma loja, uma galeria e um estacionamento descoberto. Com a permuta com a WTorre, a nova loja se conecta com o shopping center, uma praça pública com 32 metros quadrados, estacionamentos cobertos e 3 torres, sendo uma mista, uma residencial e uma comercial. “A torre corporativa será a mais alta da cidade, podendo se tornar um destino turístico, com uma vista no rooftop de 360º da cidade.”

A proximidade com a Estação Granja Julieta da CPTM beneficia a mobilidade, outro ponto muito importante para a criação das cidades do futuro, beneficiando o transporte coletivo e, consequentemente, retirando das vias a grande concentração de veículos particulares.

“Certamente, é um exemplo de uma nova centralidade urbana, moderna, onde é possível viver, trabalhar, estudar e se locomover com facilidade”, destaca a CEO do Carrefour Property.

O sucesso desta empreitada trouxe para a luz o valor de ressignificar as áreas, beneficiando todos. “Temos planos de expansão, com mais de 50 projetos mapeados em negociação”, explica Liliane.

Tecnologia e transformação
Claro que nem todos os espaços suportam um complexo multiuso com essa magnitude. Isso, porém, não limita o poder de transformação dessas áreas.

Muito mais do que um local para fazer as compras da família, o hipermercado se reinventou, agregando produtos e serviços diferentes, com entretenimento, gastronomia, área kids, academia e muito mais.

Semanalmente, as lojas do Grupo Carrefour Brasil recebem aproximadamente 15 milhões de visitas. “Em nossas lojas recebemos mais de 1 Brasil por ano.” O grande tráfego de pessoas se torna um importante diferencial para as demais marcas que hoje atuam nas galerias do grupo.

Entre as marcas estão grandes grupos como: Decathlon, Leroy Merlin, Boticário, McDonald\’s, Cacau Show, Outback, Smart Fit, entre outras. A diversidade de produtos e serviços em um único local gera praticidade aos frequentadores.

A transformação desses espaços também se interliga com um outro ponto muito importante: a tecnologia. Afinal, é impossível falar sobre cidades do futuro sem abordar a inovação.

No Grupo Carrefour Brasil, a tecnologia se faz de diferentes formas. A eficiência energética é uma das vertentes. “Por exemplo: temos sensores de IoT (internet das coisas) que aprendem sobre o comportamento dos freezers”, diz Liliane.

Esse monitoramento permite avaliar o comportamento individual de cada equipamento, apresentando alertas, facilitando a realização da manutenção preventiva e, claro, reduzindo significantemente o consumo de energia elétrica.

Por sua vez, a inteligência artificial (IA) auxilia na modelagem do comportamento do consumidor por meio da geolocalização. Essa ação permite identificar a vocação de cada um dos terrenos do Grupo Carrefour Brasil.

“Exceto na Região Norte, praticamente todos os brasileiros já foram em alguma de nossas lojas. Os dados facilitam tomar decisões mais rápidas e assertivas, auxiliando também na sustentabilidade, com a correta gestão de resíduos e a eficiência energética.”

Inovação, estratégia e propósito são alguns facilitadores para a ressignificação dos espaços físicos. Com o trabalho realizado, o Grupo Carrefour Brasil tem a oportunidade de promover uma transformação social, auxiliando no presente e contribuindo para o desenvolvimento das cidades do futuro.

“Somos o maior varejista do Brasil e estamos presentes em todos os Estados. Temos também uma geração de empregos gigantesca, com 130 mil colaboradores, o que nos traz a oportunidade de mudar a vida de muitas famílias. Se podemos mudar o mundo, podemos fazer isso por meio da oportunidade que temos aqui no Grupo Carrefour Brasil”, finaliza Liliane Dutra.

Atuação do Carrefour Property auxilia na construção das cidades do futuro

 Foto: Divulgação Carrefour Property