Notícias

Evolução ajuda em construções mais eficientes, rápidas e melhores

Para aqueles que contam com o suporte de profissionais especializados e atualizados, é possível aproveitar inúmeros benefícios nas construções

Por Estadão Blue Studio Express

As construções sempre estiveram atreladas com a evolução, seja com a descoberta de materiais ou com o desenvolvimento de novas formas de realizar as tarefas. Com a busca por edificações mais eficientes e sustentáveis, a inovação quebrou um paradoxo do setor. Isso porque trouxe agilidade para as obras ao mesmo tempo que aprimorou a qualidade.

Fruto da industrialização do século XIX, o sistema construtivo pré-fabricado surgiu com a colonização dos europeus na América do Norte e na Austrália, com a necessidade de um sistema de montagem que fosse rápido e pudesse ser executado por leigos, por conta da ausência de mão de obra especializada na época. Com a eficiência apresentada, esse método ganhou popularidade, aprimorando-se com o passar dos anos.

No Brasil, os sistemas construtivos industrializados conquistaram notoriedade com a pandemia e a necessidade de construções e ampliações hospitalares a toque de caixa. Hoje esses sistemas seguem em evidência.

Hoje, é possível destacar como a evolução gerou benefícios significativos. Light steel frame, light wood frame, madeira engenheirada, concreto pré-fabricado e estruturas em aço pesado são alguns dos exemplos. Para usufruir das vantagens, porém, é indispensável contar com o suporte de profissionais qualificados e atualizados para o desenvolvimento dos projetos.

Importância da evolução nas construções
Assim como ocorre em outros segmentos, a evolução das construções com os avanços tecnológicos visa otimizar os processos. Isso significa muito mais do que agilizar a conclusão de uma obra.

Com elevada qualidade e redução de custos, os benefícios se refletem em todas as etapas, desde a fase de planejamento e desenvolvimento do projeto, passando pela obra propriamente dita e, claro, a finalização e entrega. Quando falamos de sistemas construtivos industrializados, isso se reflete de forma significativa em todo o funcionamento da edificação.

É importante destacar ainda que a utilização de novos materiais e técnicas nas construções também contribuem com a sustentabilidade e a durabilidade, sempre respeitando rigorosos padrões de qualidade necessários.

Sistemas construtivos industrializáveis e a inovação
Quando o assunto é a relação da inovação com as construções, os sistemas construtivos industrializáveis surgem como um dos pilares para a conquista dos benefícios já apresentados.

Isso porque esses sistemas trabalham com componentes pré-fabricados ou pré-moldados. Com os avanços significativos da tecnologia nas construções em conjunto com esse processo, os resultados realmente impressionam, tanto em redução de tempo de construção quando no aprimoramento do controle de qualidade.

Entre os exemplos da interferência positiva da evolução nas construções, podemos destacar:
Light steel frame: este sistema conecta perfis de aço galvanizado para a formação de estruturas significativamente mais resistentes e, ao mesmo tempo, leves. A versatilidade permite a utilização em projetos, até mesmo, complexos. Além disso, permite adotar na obra práticas mais sustentáveis.

Concreto pré-fabricado: Altamente resistente, o concreto pré-fabricado é responsável por garantir uma redução significativa no tempo de construção. Como peças de Lego, as placas fabricadas em indústrias especializadas são conectadas como um quebra-cabeças. Esse material também permite uma obra mais “limpa”, diminuindo o desperdício.

Aço pesado: outro material resistente, seguro e versátil, permite construir estruturas adaptadas às diferentes necessidades das construções. Quando corretamente trabalhado, também traz agilidade a todo o processo.

Qualificação faz toda a diferença
Como foi possível observar, a evolução se transformou em um facilitador valioso para o desenvolvimento de construções mais rápidas e com elevada qualidade.

Entretanto, a conquista destes benefícios está atrelada ao conhecimento especializado. Isso porque utilizar essas e outras soluções exige a utilização de técnicas específicas.

Com isso, a qualificação do profissional faz toda a diferença, principalmente, em projetos que buscam a otimização de processos e a conquista de resultados realmente diferenciados.

Em uma obra, isso significa contar com uma equipe especializada, que consiga garantir que os projetos sejam executados com precisão, eficácia e segurança.

No mercado, atualmente uma das principais referências é a Momo Modu House, empresa especializada em desenvolver soluções diferenciadas, gerando benefícios em relação às construções tradicionais.

Ao conectar experiência e conhecimento com a inovação, a empresa consegue desenvolver projetos inovadores e resistentes, reduzindo tempo e, também, custos.

Atualmente, a inovação transforma diariamente a forma como a construção civil atua, gerando benefícios desde a fase de planejamento e desenvolvimento do projeto até o desenvolvimento e a concretização da obra. Dessa forma, contar com profissionais especializados e atualizados se transforma até mesmo em um diferencial para qualquer construção.

Evolução ajuda em construções mais eficientes, rápidas e melhores

Foto: Zane Holmes no Pexels