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Atacarejos

Preços baixos e ações regionais

Atacarejo se mostrou essencial para o abastecimento na crise

O setor de atacarejo vinha num crescimento constante nos últimos anos por uma questão de economia e praticidade. Quando a crise sanitária modificou o comportamento do consumidor, que passou a reduzir a frequência das idas aos supermercados e optou por fazer estoques maiores de itens essenciais, o modelo se fortaleceu ainda mais. Agora, as principais empresas do segmento apostam não só no pilar dos preços baixos (15% a 20% inferiores aos praticados no varejo tradicional), mas também em estratégias de fidelização regionalizada, em programas de benefícios e em espaços mais acolhedores.

O Atacadão, primeiro colocado da categoria no ranking de São Paulo do Estadão Marcas Mais, é a maior rede do País, com 265 lojas até junho de 2021. Para o CEO da rede, Marco Oliveira, esse modelo mais econômico de compras ganhou um caráter essencial durante a pandemia. “Estamos ajudando os consumidores e os pequenos negócios. O formato ajudou as pessoas, principalmente aquelas em situação mais vulnerável, que perderam suas rendas e começaram a empreender fazendo bolos, doces, entre outros itens para vender. No atacarejo, estas pessoas conseguiram comprar produtos mais baratos para essa retomada”, explica.

Manter esses clientes satisfeitos e adotar ferramentas de fidelização são um desafio e uma busca constante na rede, que pertence ao Grupo Carrefour. Uma das estratégias é investir na omnicanalidade. “Atualmente, contamos com mais de 300 sellers parceiros e cerca de 50 mil produtos, e chegamos a aproximadamente 5 mil cidades a partir dos nossos 31 atacados de entrega”, lista Oliveira.

Ele também cita o site focado no B2B e as parcerias com os aplicativos Rappi e Cornershop, que possibilitam maior experiência digital nas lojas. A operação, presente em 120 lojas de 60 cidades, conta com uma equipe de shoppers dedicados a atender em tempo real aos pedidos que chegam pelos aplicativos.

Outra maneira de fidelizar o cliente, segundo o executivo, é por meio do Cartão Atacadão, que oferece um programa de benefícios com descontos exclusivos.

O Atacadão se aproveita bem de sua capilaridade para oferecer aos clientes uma variedade de produtos regionais. “Além de valorizarmos a cultura e hábitos de alimentação locais, damos oportunidades para que produtores e fornecedores locais cresçam e desenvolvam seus negócios junto com a gente”, afirma o executivo.

As ações regionais também são um trunfo do Assaí Atacadista, segundo colocado no ranking de 2021. Segundo a diretora de Marketing & Gestão de Clientes da rede, Marly Yamamoto, o Assaí tem como um de seus principais objetivos estar conectado com as populações de cada localidade de suas lojas.

“Para isso, atribuímos mais autonomia às equipes regionais, incluindo o time de marketing e operações, para que cada loja do Assaí possa refletir de maneira única as suas cidades e Estados”, explica. Isso inclui a valorização das datas sazonais mais importantes para cada praça, como a festa de São João e o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, e até ativações voltadas ao Círio de Nazaré, na Região Norte.

As promoções também contribuem para a construção da marca. Marly Yamamoto afirma que a campanha de aniversário da rede é sempre um momento muito aguardado pelos clientes e que gera recordes de participação. Neste ano, ela aconteceu entre setembro e outubro e sorteou mais de R$ 7 milhões em prêmios. “Destaco também o Passaí, que é nossa bandeira própria de cartão de crédito – com ele, além de vantagens exclusivas, o usuário já paga o preço de atacado no Assaí levando apenas uma unidade do produto”, conta.

A rede também aposta em trazer melhorias para o ambiente das lojas. Neste ano, lançou o Espaço do Cliente, uma área 100% interna que oferece um atendimento focado no acolhimento, “o que aproxima e facilita as interações nas redes sociais e nos demais canais de atendimento”.

O Makro Atacadista, terceiro no ranking, está num momento de redesenho de suas operações no Brasil. Vendeu no ano passado 29 lojas e 13 postos de combustíveis para o Atacadão e decidiu concentrar sua operação na capital e no interior de São Paulo, onde ainda mantém 24 unidades. Essas lojas vão passar por uma renovação, totalmente voltada para uma operação sustentável.