Supermercados
Mais próximos dos clientes e mais ágeis
Redes usam soluções digitais para acelerar entregas e oferecer descontos
O setor supermercadista provou como é essencial na vida dos consumidores durante a pandemia. A garantia de abastecimento de itens básicos foi crucial para trazer tranquilidade à população nos momentos mais tensos e a adoção de protocolos rígidos de higienização permitiu que a frequência do público fosse mantida. As principais redes precisaram avançar em suas soluções digitais para garantir a segurança na compra, facilidade no pagamento e agilidade na entrega. Programas de garantia de origem dos produtos e promoções com preços variando de acordo com a quantidade comprada são outras ações.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) aparece no ranking Estadão Marcas Mais com suas duas principais bandeiras: Extra e Pão de Açúcar. No Extra, primeiro colocado na região de São Paulo, o momento é de fortalecer a operação de proximidade, uma vez que a maior parte das lojas do modelo hiper foi vendida em 2021 para a operação de atacarejo Assaí.
O que o Extra não abre mão é do seu caráter democrático, ou seja, ser um grande viabilizador do poder de compras dos clientes, segundo a gerente de Marketing, Cleia Magalhães Marquardt. “A rede melhorou a experiência dos usuários com o aplicativo Clube Extra, adicionando funcionalidades e ainda mais vantagens para os clientes fidelizados”, afirma.
A executiva também destaca o refinamento do programa Meu Desconto, que oferece descontos personalizados. “Tem se mostrado uma ferramenta extremamente assertiva na construção e manutenção do nosso relacionamento com os clientes”, explica.
A experiência digital da rede também é destacada pela executiva, com a ampliação do ClubeExtra.com.br, o e-commerce da marca. Desde 2020, a rede triplicou a capacidade operacional desse canal e inaugurou minicentros de distribuição com operação em diversos pontos no Brasil. Hoje, o cliente do Clube Extra pode realizar uma compra no site e recebê-la em até duas horas após o pagamento, utilizando a Entrega Express, que inclui os sábados e os domingos.
O Extra conta também com o James Delivery, plataforma multisserviços do GPA para encomenda e entrega em minutos de produtos diversos, que vão desde itens vendidos em supermercados até restaurantes e drogarias. A marca mantém ainda parcerias com aplicativos diversos como iFood, Rappi, Mercado Livre, Supermercado Now e Cornershop.
O Carrefour, segundo colocado no ranking em São Paulo, sempre se posicionou como uma marca parceira dos clientes e isso é facilmente percebido em épocas de inflação alta, como a atual, lembra o diretor de Marketing, Daniel Milagres. “O Carrefour faz ações para prover alimentos no carrinho de maneira acessível”, declara.
Milagres cita o projeto agressivo de transformação digital que a rede de origem francesa tem implementado e afirma que a estratégia omnicanal é uma resposta à demanda do público. “Os clientes começaram a misturar os canais, perceberam que o e-commerce também traz qualidade. O celular é hub da marca”, define o diretor.
Para estar em todas essas pontas, o Carrefour evoluiu seu aplicativo e tem usado cada vez mais interações digitais, como a atendente de inteligência artificial Carina, além de incentivar o programa de fidelidade, incluindo recompensas a partir de um sistema de moedas.
No Pão de Açúcar, terceiro colocado, se investe muito em propiciar ambientes nas lojas para que as pessoas possam se sentir bem. “Recebemos todos os clientes como quem é de casa, em um lugar onde as pessoas têm o prazer de estar e de realizar suas compras, seja para o dia a dia ou para as ocasiões mais especiais com pessoas queridas”, afirma a gerente de Marketing, Camila Assis. Isso inclui, segundo ela, um sortimento diversificado de produtos e marcas e a adoção de programas exclusivos.
Adotar formatos de lojas que atendem a desejos dos clientes faz parte dessa estratégia. Hoje, a marca possui os modelos de supermercado, o Minuto Pão de Açúcar, Pão de Açúcar Adega, PãodeAcucar.com e seu mais novo formato, o Pão de Açúcar Fresh, lançado em outubro de 2021. Este último é voltado para perecíveis e frescos, incluindo serviços de hortifrúti, açougue e padaria.