Combustível
Dá até para abastecer o carro
Postos de combustíveis se tornam cada vez mais centros de serviços
O posto de combustível não é mais aquele local que no passado era buscado apenas por quem desejava abastecer o veículo ou, eventualmente, realizar uma troca de óleo e talvez solicitar uma ducha. Primeiro, chegaram as lojas de conveniência, onde se podia comer um sanduíche ou um snack e tomar um refrigerante. Agora, esses espaços têm se transformado em centros de serviços cada vez mais completos e podem ser até um ponto de retirada de compras online feitas por aplicativos. Essa experiência é comum para os destaques nessa categoria do Estadão Marcas Mais.
Nesse conceito mais amplo, a Ipiranga já trabalha há tempos com a ideia de ser um “lugar completo”, comenta Bárbara Miranda, diretora de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da empresa, que lidera o ranking nacional e de todas as regiões. “A Ipiranga é uma marca muito próxima do consumidor brasileiro, autêntica e irreverente, reconhecidamente inovadora e pioneira. Ultrapassamos a fronteira dos postos de combustíveis e passamos a fazer parte da rotina e da história das pessoas”, comenta.
As campanhas publicitárias com fortes bordões, como o atual “Histórias que Só Tem Lá”, marcam, segundo Bárbara, uma transição para uma linha de comunicação mais humana e que pretende materializar, com casos reais, a conexão entre as pessoas. A rede tem ainda a AmPm, a maior rede de conveniência do País, com mais de 1,8 mil lojas, e a Jet Oil, de serviços automotivos e troca de óleo, com 1.160 unidades.
A marca é conhecida ainda por investir muito em fidelização. O programa Km de Vantagens, por exemplo, tem 34 milhões de participantes. A rede também foi pioneira no desenvolvimento de app de pagamentos digitais no setor, com o lançamento do Abastece Aí, aplicativo exclusivo que tem mais de 57 milhões de
downloads e se tornou uma carteira digital.
A Shell, segunda colocada no ranking nacional e em São Paulo, tem como meta buscar diminuir a fricção com o cliente, começando por descomplicar um momento que normalmente está ancorado numa necessidade e não em um desejo, que é o abastecimento. Segundo Javier Alemandi, diretor de
Marketing da Raízen (que opera a marca no Brasil), essa diretriz levou à criação do Shell Box, um aplicativo para pagamento nos postos da rede.
“Lançado em 2016, o app exclusivo foi desenvolvido para tornar a experiência de abastecimento mais dinâmica e intuitiva, além de gerar valor ao negócio e aumentar a produtividade dos revendedores franqueados, entregando maior facilidade, praticidade e segurança no momento do pagamento”, explica Alemandi. Segundo o executivo,
atualmente, já são quase 4 mil postos que oferecem a opção de pagamento com Shell Box no País, além de mais de 1.150 lojas da rede de conveniência Shell Select.
O diretor ainda destaca a ampliação da atuação em mercado de proximidade com a formação do Grupo Nós, em uma joint venture com a Femsa Comércio, para atuação tanto no formato Select como nas lojas Oxxo no Brasil. Esses pontos de venda têm um portfólio de itens de reposição diária, como mercearia, higiene e limpeza, e ainda possui um mix de produtos para consumo imediato e oferta de food service, com salgados finalizados na hora e produtos como pizzas, bolos, doces e sucos naturais.
Confiança, credibilidade, proximidade e até um sentido de ‘brasilidade’ são forças da marca Petrobras BR que a Vibra Energia tem se empenhado em manter e ampliar desde que a rede de distribuição da estatal do petróleo foi privatizada. A esses atributos, a nova direção agregou os valores mais modernos de transição energética e ecologia. “Somos um posto de energia. Você para o seu carro para abastecer. Mas também pode recarregar suas energias e num ambiente aconchegante”, explica o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Vibra, Leo Burgos.
A rede tem trabalhado num conceito mais ampliado de lojas de conveniência, agregando serviços como lavanderia, lotérica, fast-food e restaurantes. No futuro, até estações de abastecimento de carros elétricos vão fazer parte desse centro de serviços.