Para as empresas hoje em dia não basta apenas encontrar uma maneira de se diferenciar no mercado. É preciso conti- nuar observando permanentemente as transformações do consumidor para manter-se sempre à frente da concor- rência em sua preferência. Em tempos de complexidade tecnológica, o que as pessoas mais desejam é uma expe- riência simplificada. São essas duas as principais conclusões dos acadêmicos e pesquisadores ouvidos para as reporta- gens que compõem esta terceira edição
do Estadão Melhores Serviços.
Idealizado com base em um estudo que, neste ano, ouviu mais de 6 mil pessoas em todo o Brasil sobre os fornecedores de produtos e serviços que oferecem as melhores experiências de compra em 30 categorias diferentes, este especial traz também uma excelente radiografia sobre como cada setor da economia está vivenciando as transformações no perfil do consumidor. Cada segmento analisado aponta também quais critérios são os mais importantes na hora do cliente escolher algum pro- duto ou serviço de uma empresa. Custo-benefício, por exemplo, não está no topo da lista de importância em diversas categorias, como Medicina Diagnóstica e Banda Larga, entre outras.
Diante disso, o que os executivos das empresas que se destacaram no estudo, realizado por O Estado de S. Paulo em parceria com a consultoria Blend New Research, apontam é que indústria e varejo buscam cada vez mais novas for- mas de atrair a atenção do consumidor, o que inclui informações sobre a qualidade, as especificações, os programas de fidelidade e até sobre o propósito da companhia. Eles também vêm buscando formas de construir experiências inovadoras – e simplificadas. Um exemplo: um estudo realizado pela consultoria GS1 Brasil, no início deste ano, apontou que 67% dos entrevistados reconheceram que a possibilidade de pagar uma compra via smartphone lhes trouxe uma sensação de inovação e facilidade e influenciou a decisão de compra.
Para Gabriel Rossi, especialista em marketing e professor da ESPM, também falha quem pensa que essas demandas vêm apenas dos consumidores das novas gerações. “As mudanças acontecem de forma muito rápida e, com as redes sociais, as pessoas interagem umas com as outras independentemente da idade. A influência vem de todos os lados da pirâmide”, conclui o professor.
A terceira edição do Estadão Melhores Serviços foi baseada nos resultados provenientes de entrevistas realizadas com mais de 6 mil consumidores de todo o Brasil, os quais avaliaram suas experiências de compra com fornecedores de produtos e serviços em 30 categorias.