A Realize CFI surgiu em 2017 como um braço financeiro de apoio às operações de varejo da rede de vestuário Lojas Renner e evoluiu para uma unidade de negócios com força própria. Ou, como define o diretor-presidente Gustavo Maniero, uma grande plataforma de serviços financeiros para o ecossistema Renner – que inclui Camicado, Youcom e Ashua. Além da operações de cartões, a financeira oferece crédito de curto prazo, seguros e assistências, atua como plataforma de marcas parceiras e já oferece até investimentos em Certificados de Depósito Bancário (CDB).

Maniero lembra que a Renner possui uma agenda de produtos financeiros antiga, com o lançamento de um cartão private label ainda nos anos 1970. De lá para cá, as operações ganharam musculatura e o chamado ciclo digital da companhia acelerou o crescimento nos últimos dois anos, em especial no período de pandemia.” Tivemos um esforço de crescimento da agenda de compras mais eficiente. Investimos muita energia na jornada do cliente cada vez mais fluida, na integração do físico com o digital, com aplicativo, pagamento digital e integração da compra”, lista.

O diretor de Produtos e Serviços Financeiros, Sandro Almeida, destaca a modernização e a potencialização de produtos que a Realize oferece ao grupo. “Queremos entender nosso cliente, onde ele precisa de mais potência, o que mais cabe no bolso, o que dá mais comodidade. É o que chamamos de ‘frictionless’ (redução do atrito) para o consumidor”, comenta. Entre essas comodidades estão os pagamentos self checkout, como o realizado por meio do Whatsapp e por outros meios digitais. 

Para chegar nesse estágio, segundo Almeida, a empresa passou a trabalhar no estilo das fintechs, por serem locais de inovação constante e que lançam produtos que fazem sentido para o cliente, atendendo a demandas do cotidiano deles. Exatamente como nas fintechs, as equipes são divididas em squads, que formam tribos e depois alianças, envolvendo várias áreas até que uma determinada demanda que foi identificada seja atendida.

A financeira utiliza muito o processo de ‘data driving”, lendo os dados para entender o comportamento dos consumidores, estimar os impactos que as soluções podem trazer à jornada de compra e, daí, tentar encantá-los. “Encantamento é o driver”, define o diretor. Um exemplo foi uma bem-sucedida ação de distribuição da biografia da ex-primeira-dama dos EUA Michele Obama, após a identificação do interesse dos clientes por livros de história.

Empréstimo e investimento

A empresa funciona como uma financeira tradicional também. Os clientes do Meu Cartão da Renner já conseguiam realizar saques de empréstimos pessoais no ambiente físico das lojas e a modalidade passou a ser oferecida em meio digitais durante a crise sanitária. O processo foi natural, segundo Maniero. “O agravamento da pandemia trouxe um fluxo maior para o digital e a gente entendeu que deveria unificar os mundos porque a experiência digital procura empoderar o cliente. Muitas dessas necessidades já acabavam endereçadas nas lojas”, explica.

Segundo o diretor-presidente da Realize, o público entende bem o esforço de acelerar compras digitais quando encontra processos mais rápidos de troca ou de devolução de mercadorias e maiores facilidades operacionais de reembolso.

Recentemente, a Realize CFI concluiu os testes e lançou para uma base selecionada de clientes a sua conta digital já integrada ao sistema de pagamento instantâneo Pix, sistema que o Banco Central lançou em novembro de 2020. A financeira pretende agregar cada vez mais funcionalidades adicionais à sua conta digital. 

Na área de investimentos, a Realize lançou um CDB, em parceira com casas especializadas como a XP, a Easynvest e a Genial.