O Prêmio Finanças Mais, parceria do Estadão e do Broadcast com a agência classificadora de risco Austin Rating, é o mais completo ranking das instituições financeiras que atuam no Brasil. Na 5ª edição, que teve os vencedores anunciados na sexta-feira (3), a classificação foi feita com base nos resultados de 2020, ano marcado pela crise da covid-19. “A pandemia evidenciou a solidez e a maturidade do sistema financeiro brasileiro”, analisa Alex Agostini, economista-chefe da Austin.

De acordo com a metodologia desenvolvida pela Austin, os bancos são avaliados em três pilares: crescimento (evolução dos números de maior relevância no balanço patrimonial), liderança de mercado (relação do total de ativos da instituição com o total de ativos do segmento) e desempenho (indicadores relacionados a solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo).

As seguradoras são avaliadas pela combinação entre o desempenho e o balanço patrimonial, enquanto as melhores corretoras/distribuidoras, empresas de leasing e financeiras são definidas com base na evolução em crescimento, patrimônio líquido e desempenho. O ranking das empresas de capitalização é definido pela análise de porte e crescimento, liderança de mercado e desempenho.

A edição deste ano ganhou uma nova categoria, Financeiras – Grupo, para diferenciar empresas de crédito derivadas de grupos originados de outros setores que não o financeiro (como o varejo, por exemplo). Também foram necessários ajustes em alguns indicadores, por causa de alterações determinadas pelo Banco Central nos procedimentos contábeis para adequação aos padrões internacionais.

O Prêmio Finanças Mais inclui duas categorias muito tradicionais: o Broadcast Analistas – que reconhece os analistas de investimento que mais acertaram recomendações e chegou à 23ª edição – e o Broadcast Projeções, que está na 15ª edição e compara as projeções econômicas realizadas pelas instituições financeiras com a realidade dos principais indicadores econômicos do País.

Os depoimentos dos vencedores das diversas categorias, exibidos ao longo da cerimônia de premiação, ressaltaram a credibilidade da metodologia, a imparcialidade da análise e o valor do reconhecimento proporcionado pelo Finanças Mais.