Levantamento feito
em parceria com:

Troiano Branding

Produzido por:

Media Lab

Categoria

Alimentos Industrializados

  • 1

    Sadia

  • 2

    Nestlé

  • 3

    Perdigão

Compartilhe esse conteúdo

Com 210 milhões de habitantes, o Brasil é o segundo país do mundo mais atento ao caráter saudável dos alimentos (o primeiro é a China). Uma pesquisa da consultoria GfK, divulgada no fim de 2017, aponta que, por aqui, mais de 50% da população declara preferir comidas com baixo ou nenhum teor de açúcar e gordura. Assim, faz sentido que a atenção ao bem-estar e à praticidade inspire as principais marcas de comidas industrializadas. No Marcas Mais, Sadia, Nestlé e Perdigão são os nomes mais relevantes para o consumidor, pela terceira vez consecutiva.

No último ano, a Sadia conseguiu aumentar para cinquenta os itens do catálogo que tiveram a quantidade de sódio reduzida em cerca de 30%. O novo desafio é garantir que mais produtos ofereçam ao consumidor uma alimentação prática e saudável. Erica Migales, gerente executiva de marketing da BRF, diz que esse movimento passa pela adequação da tabela nutricional e até pela conversão das embalagens em objetos que não ocupam tanto espaço na gôndola, no freezer e na geladeira de casa. “A Sadia substituiu caixas de modelo cartucho, fabricadas em papel, por modelos plásticos, reduzindo em 50% o consumo de matéria-prima na nossa produção.”

O interesse pelo consumidor é uma das características que colocam a Nestlé na segunda posição mais relevante do Marcas Mais. Pedro Oliva, diretor de marketing e comunicação da Nestlé Brasil, conta que antes de lançar qualquer campanha ou publicação há uma pesquisa dos termos mais buscados na internet. No caso das latinhas decoradas de Leite Moça, foi percebido um aumento nas buscas por “como plantar suculentas” [pequenas plantas que armazenam água]. “Daí nasceu a ideia de fazer vídeos mostrando que as latinhas podem ser usadas como vasos, entre outras utilidades”, diz Oliva. O conteúdo já ultrapassa os 4 milhões de visualizações no Facebook.

Outra iniciativa é o Content Factory, um laboratório de comunicação e de conteúdo. O objetivo é promover o diálogo e o engajamento das pessoas com a marca. O estúdio no Brasil é o primeiro da Nestlé no mundo. Há também o Receitas Nestlé, um site com mais de 3.500 receitas testadas, 200 vídeos e uma area em que é possível guardar uma lista de pratos preferidos para acesso rápido. Segundo Oliva, a companhia segue uma tendência iniciada pelo próprio consumidor, que está mais proativo no gerenciamento da saúde e compreende cada vez mais a importância da qualidade dos alimentos.

Em setembro de 2017, a Perdigão passou a usar o slogan “Gostoso é mesa cheia, e mesa cheia é Perdigão”. Pesquisas internas mostraram que em poucos meses essa atualização da marca de quase 85 anos propiciou um aumento de 2% da preferência dos consumidores. “Antes, focávamos na família. Agora, falamos para a família estendida, que inclui amigos”, afirma Cecilia Alexandre, gerente de marketing da marca. O propósito é associar a Perdigão aos encontros, a mais gente presente. Alguns produtos passaram a ser oferecidos em formatos diferentes e tamanhos maiores. A identidade visual mudou: o logo está em 3D. As perdizes? Bem, elas também cresceram.

Fabricantes investem em produtos para alimentação saudável e refeições entre amigos

Compartilhe esse conteúdo