TROCA DE ESCOLA

Diálogo com os filhos é essencial

Com a decisão de troca de escola tomada, é muito importante que seu filho saiba sobre a mudança. Como dar essa notícia? A indicação dos especialistas é ser honesto, independentemente da idade. “É importante que a criança seja informada dos reais motivos. Seja porque os pais vão mudar de bairro ou por questão financeira, é preciso conversar com ela para que entenda o que está acontecendo de verdade”, explica Marta.

Se possível, também é importante permitir que ela participe do processo de escolha da nova escola ou que tenha espaço para o diálogo. “Cabe aos pais a tomada de decisão na mudança da escola. No entanto, dependendo da idade do filho, ele tem que participar desse processo. Crianças muito novas, em idade pré-escolar, por exemplo, não têm a maturidade para opinar sobre essa escolha, mas aquelas que estão no ensino fundamental II ou ensino médio conseguem expressar as suas expectativas frente a essa necessidade, ajudando a mapear o que se procura na instituição”, aconselha Ana Rita.

ALINHAR INTERESSES E VALORES

É sempre importante garimpar informações essenciais das escolas-alvo

Linha pedagógica: é o fio condutor que guiará como serão realizadas todas as atividades da escola. “A linha pedagógica escolhida deve representar os valores familiares”, explica Solange Salzo, coordenadora pedagógica do Anglo Chácara Santo Antônio, em São Paulo

Custos: no caso de escolas particulares, é preciso ter um orçamento pré-estipulado para evitar futuras frustrações e retirar da lista escolas que não se encaixam na realidade econômica da família

Valores e missão: os valores da escola devem estar alinhados com os valores da família. Ou seja, a escola defende os valores que eu, como responsável, acredito? “Por exemplo, ao escolher uma escola religiosa o ideal é que a família compartilhe desses princípios; se a família tem por objetivo o ingresso em determinados vestibulares, o ideal é que não opte por escolas cujo norte de suas ações não seja esse”, destaca Angélica Larcher, coordenadora do Colégio Internacional Emece.

Mergulho institucional

Com base na seleção prévia, é o momento de obter informações mais detalhadas sobre cada escola. A maioria dessas informações pode ser encontrada no site institucional de cada colégio ou pode ser solicitada para consulta via e-mail, telefone ou até mesmo em uma reunião agendada. Outra opção é entrar em contato com pais de alunos e ex-alunos que possam relatar como foi a experiência de estudar nas escolas selecionadas.

  • Localização;
  • Formação dos professores
  • Flexibilidade de horários
  • Atividades extracurriculares
  • Espaço e estrutura física
  • Níveis de ensino oferecidos
  • Segurança interna e externa
  • Preparo da equipe pedagógica e administrativa para atendimento de primeiros socorros
  • Comunicação com a família
  • Disponibilidade de vagas para novos alunos
  • Processo seletivo
  • Quem são e onde estão os ex-alunos da instituição?

HORA DA VISITA

É unanimidade entre os especialistas que a visita presencial é uma das etapas fundamentais. “É importantíssimo fazer a visita presencial e ver a escola em funcionamento. Conversar com os profissionais dedicados ao projeto pedagógico da escola”, indica Carlos Eduardo Lambert, coordenador do Poliedro Colégio de São José dos Campos (SP).

Durante a visita, os responsáveis podem conhecer toda a estrutura da instituição, desde salas de aula até laboratórios, quadras poliesportivas e locais em que serão realizadas as atividades extracurriculares. No encontro, normalmente acompanhado pelo coordenador pedagógico ou por algum representante, os pais devem tirar todas as dúvidas.

Na maioria das escolas, a presença da criança durante a visita é muito bem-vinda e incentivada. “A presença da criança na visita é muito importante porque são eles que devem se sentir bem na escola”, reforça Adriana Ribeiro Pires, coordenadora pedagógica do Colégio Agostiniano Mendel, em São Paulo.

Algumas das perguntas que podem ser realizadas durante a visita presencial:

  • Como a linha pedagógica é desenvolvida nas atividades do dia a dia?
  • Qual é o material didático utilizado pelos professores?
  • Como é feita a capacitação da equipe e dos professores?
  • Como são as reuniões de pais? Como é feita a comunicação com a família?

Além dos valores de matrícula e mensalidade, quais são os outros gastos recorrentes? (por exemplo, viagens, atividades de campo e passeios)

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