BOLSAS DE ESTUDO

Como encaixar um ensino de qualidade no orçamento familiar

Existem diferentes opções de bolsas de estudo em escolas privadas que podem trazer um grande alívio nas contas mensais

Por Yuri Marques

É o desejo de toda mãe, pai e responsável proporcionar uma educação de qualidade para os filhos. São inúmeros os fatores que devem ser levados em consideração no momento de escolha da escola, como a infraestrutura, a avaliação de outros pais, a metodologia de ensino, a proposta pedagógica e o quadro de funcionários.

Nem sempre as redes municipais e estaduais conseguem oferecer instituições com alta qualidade de ensino, e, nas escolas públicas que se destacam, a disputa por uma vaga costuma ser acirrada. Por isso as instituições privadas acabam sendo a primeira opção de escolha para muitas famílias.

O problema é que esse investimento pode pesar, e muito, no orçamento. O valor das mensalidades é o custo mais alto, mas vale lembrar que ele não é o único. Todo início de ano letivo tem a velha lista de “material escolar” para comprar, o que inclui não só itens de papelaria, como principalmente apostilas e livros que serão utilizados pelos alunos. Tem também a alimentação e as atividades fora da escola, como excursões e cursos extras, para as quais são cobradas taxas adicionais.

Contudo, é possível encontrar formas de reduzir o gasto total com a escola. Uma das maneiras mais comuns, e que ataca justamente o maior custo, que é o das mensalidades, é através de bolsas de estudos.

O que é uma bolsa de estudo?

As bolsas são uma forma de auxílio, por meio de descontos, que as escolas particulares oferecem para os alunos e para as suas famílias. Muito se fala em programas de bolsas para ingressar no Ensino Superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal. No entanto, é importante destacar que também há bolsas de estudos para os níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio. A diferença é que essas bolsas não costumam ser oferecidas pelo governo, mas pelas próprias escolas e por empresas que atuam no mercado educacional.

Existem vários tipos de bolsas que podem ser pleiteadas. Apesar dos pré-requisitos e regras variarem em cada instituição de ensino, aqui você irá conhecer o funcionamento básico dos modelos mais comuns. Pode ser que ao menos um deles se encaixe com o perfil da sua família, garantindo a ajuda necessária para bancar a escola desejada para a formação dos seus filhos.

BOLSA ACADÊMICA

Essa é uma das mais tradicionais bolsas de estudos que as instituições de ensino básico oferecem. Normalmente, os estudantes fazem uma prova ou teste para obtê-la. Esse tipo de bolsa é utilizada para medir o conhecimento e a performance educacional do aluno. Assim, é muito comum vermos os descontos serem oferecidos de acordo com a pontuação obtida nos testes pela criança ou adolescente que está concorrendo.

Por exemplo, se um estudante acertar 70% da prova, ele recebe um determinado desconto. Agora, se um outro candidato acertar 80%, poderá receber um desconto maior. Além disso, há escolas que possuem uma nota de corte e só disponibilizam o desconto para os candidatos que acertarem um percentual mínimo da prova realizada.

É comum as escolas que oferecem bolsas acadêmicas solicitarem uma carta de apresentação e/ou recomendação do aluno, além de analisarem o histórico escolar dele. Colégios como Objetivo, Vital Brazil, Etapa e Anglo são apenas alguns dos que oferecem opções desse tipo de bolsa.

BOLSA SOCIAL

Existem algumas escolas da rede privada que têm bolsas para as famílias que não possuem condições financeiras de pagar o valor integral da mensalidade. Elas oferecem descontos para que as crianças possam estudar na escola. Nesses casos, é muito comum que as instituições façam uma avaliação da situação socioeconômica da família, antes de conceder o desconto.

Dentro das bolsas sociais, destacam-se também aquelas que têm o intuito de promover a inclusão racial. O Colégio Santa Cruz, em São Paulo, possui o projeto Santa Plural, que busca a ampliação da diversidade racial e construção de uma agenda antirracista na instituição. Segundo Fábio Aidar, diretor geral do colégio, o programa de bolsas começou agora em 2022 e as vagas são destinadas para crianças que vão entrar no Grupo 4 (G4) da educação infantil. Para que a bolsa seja concedida, existem algumas regras. “É feita uma entrevista com um assistente social e é preciso apresentar o comprovante de renda ou holerite [renda máxima de até 5 salários mínimos per capita], comprovante de moradia e, caso necessário, comprovante fenótipo”, explica o diretor.

BOLSA FAMILIAR

Este tipo de bolsa oferece descontos para as famílias que possuem mais de um filho matriculado ou que irão se matricular na instituição. É comum que os colégios ofereçam uma porcentagem de desconto de acordo com a quantidade de filhos que serão matriculados. Por exemplo:

  • Famílias que possuem dois filhos: recebem 20% de desconto do valor total;
  • Famílias com três filhos: recebem 30% de desconto do valor total;
  • Famílias com quatro filhos ou mais: recebem 40% de desconto do valor total.

Porém, é importante destacar que a quantidade de desconto oferecido e as regras variam de escola para escola, e que não são todas as instituições que fazem esse tipo de oferta.

Essa modalidade pode ser muito vantajosa para os pais que possuem mais de um filho e desejam que eles estudem na mesma escola. Entretanto, caso as crianças estejam em etapas de ensino diferentes, por exemplo, uma no Ensino Infantil e outra no Fundamental, é necessário encontrar instituições que ofertem vagas em ambos os níveis.

BOLSA ESPORTIVA

É comum vermos em filmes ou séries que se passam nos Estados Unidos atletas que recebem bolsas de estudos para cursar o Ensino Superior. De fato, naquele país essa prática é mais difundida, mas também há instituições de ensino básico no Brasil que oferecem descontos para estudantes que se destacam em algum esporte.

A escola Daltro Educacional do Rio de Janeiro, por exemplo, tem tradição em oferecer bolsas para apoiar atletas em todos os tipos de esportes, como foi o caso de Sara Osório, atleta que, em 2020, conquistou o primeiro lugar por equipe no Campeonato de Surfe Feminino dos Jogos Estudantis.

Vale destacar que a porcentagem de desconto nessa modalidade também varia de acordo com a instituição de ensino, podendo ser uma bolsa parcial (quando há somente um desconto na mensalidade) ou integral (quando o aluno não precisa pagar nada para estudar na escola).

Caso a modalidade de bolsa escolhida seja a esportiva, o estudante terá que passar por algum teste prático demonstrando que se destaca no esporte indicado.

Sites especializados em bolsas de estudo

Além das bolsas internas de algumas instituições, existem também empresas brasileiras que se especializaram em montar bolsas de estudos em parcerias com escolas particulares de todo o país. Dentre elas, destaca-se o Melhor Escola – site que é parceiro do Estadão neste Guia de Colégios, e um dos maiores marketplaces de Educação Básica da América Latina.

Apenas esta plataforma conta com mais 7,5 mil escolas parceiras, que oferecem bolsas com até 80% de desconto nas mensalidades, desde creches até o Ensino Médio. No site os pais podem pesquisar escolas tanto por localidade como pela série desejada. A vantagem desse tipo de bolsa é que, na maioria dos casos, o aluno não precisa fazer nenhuma prova nem comprovar renda para consegui-la.

Vantagens nem só financeiras

Além da economia no final do mês, existem outros benefícios de uma bolsa de estudo:

  • Acesso a estruturas, projetos pedagógicos e professores de qualidade que eventualmente a família não teria condições de bancar sozinha sem a bolsa
  • Incentivo para as crianças manterem alto rendimento escolar, já que, na maioria das escolas, é preciso manter uma nota mínima para não perder o desconto
  • Economia para investir em outros aspectos da vida; além de um aprendizado sobre educação financeira para os filhos, que valorizam mais o dinheiro investido em sua formação

Durante o processo de escolha de uma instituição de ensino, diversas perguntas e receios virão à tona, todo pai, mãe e responsável passa por isso. O importante é encontrar uma escola que atenda aos pontos que você considera mais relevantes na educação dos pequenos. Mas, claro, se a escola perfeita vier com um desconto, é ótimo!

Leia também