Tendências de automação de processos para 2025: o futuro das empresas conectadas
Entre as tendências está a ampliação do uso de tecnologias como intelligent automation. Confira os detalhes

Estadão Blue Studio Express
A automação de processos está entrando em uma nova era, e as previsões para 2025 indicam um crescimento exponencial no uso de tecnologias avançadas como automação robótica de processos (RPA) integrada à inteligência artificial (IA).
Segundo o artigo da Blue Prism, o futuro da RPA será moldado por soluções cada vez mais inteligentes, com maior capacidade de tomada de decisões automatizadas e integração com ferramentas como machine learning e análise preditiva.
Uma das tendências apontadas é a ampliação do uso de tecnologias como intelligent automation (automação inteligente), que combina RPA com IA para realizar tarefas mais complexas e criar fluxos de trabalho altamente dinâmicos.
Como destacado no artigo, “em 2025, as empresas buscarão expandir o uso de automação além das operações, abrangendo funções estratégicas como experiência do cliente e inovação de produtos”. Esse movimento reflete um mercado onde a automação não é apenas uma ferramenta operacional, mas um diferencial competitivo.
No Brasil, a aplicação de RPA é especialmente relevante em áreas como a gestão fiscal, que exige alto nível de conformidade e precisão. Soluções automatizadas capazes de cruzar e validar informações em tempo real ajudam empresas a evitarem problemas como a denegação de notas fiscais, além de garantir mais agilidade e segurança nos processos.
Outro aspecto crucial será a integração de plataformas. A convergência entre RPA, sistemas de gestão empresarial (ERP) e tecnologias de nuvem permitirá fluxos de trabalho mais eficientes e conectados, otimizando toda a cadeia produtiva.
Tendências de automação de processos para 2025: o futuro das empresas conectada
Foto: Ron Lach no Pexels
leia também
-
Metrô de São Paulo Investiga Potencial de Geração de Energia Limpa com Turbina Eólica em seus Túneis
Metrô de São Paulo Investiga Potencial de Geração de Energia Limpa com Turbina Eólica em seus Túneis Equipamento aproveita o vento produzido pela movimentação dos trens para a geração de
-
Bosch Car Service leva mais de 57 mil clientes para suas oficinas
Além das visitas in loco, a multinacional obteve em três meses mais de 55 milhões de visualizações em mídias digitais
-
WhatsApp é fundamental para bom relacionamento com os clientes
Aplicativo mais popular do mundo é ferramenta cada vez mais usada pelas empresas, que querem garantir a satisfação dos consumidores