Telefônica testa 5.5G e registra velocidade mais de dez vezes superior à do 5G
Segundo a empresa, nova tecnologia ampliará ainda mais o potencial para criar novas oportunidades de negócios e receitas

Por Circe Bonatelli
A Telefônica Brasil (dona da Vivo) ativou sua primeira antena com o sinal de 5.5G, ainda em fase de testes. A nova geração de internet móvel representa uma evolução do 5G e caminha para ser lançada comercialmente nos próximos anos.
No teste, foram registrados picos de velocidade de download de até 6,7 gigabits por segundo, e média de 5,5 Gbps. Essa é, até o momento, a maior velocidade registrada em uma antena da Telefônica.
Os resultados preliminares das teles apontam que o 5.5G tem potencial para oferecer uma velocidade de tráfego de entre 10 e 30 vezes acima à do 5G. A velocidade média de download no 5G alcançou 445,69 Mbps no Brasil no último semestre de 2023, de acordo com levantamento realizado pelo Speedtest, da empresa de medições Ookla. No mês passado, a TIM também anunciou ter iniciado testes de 5.5G, chegando a picos de 11,6 Gbps.
No seu teste, a Telefônica informou que utilizou 600 MHz de largura de banda da faixa de 26 GHz (ondas milimétricas). A companhia é a única que possui esta frequência.
Na visão da Telefônica, o 5.5G ampliará ainda mais o potencial para criar novas oportunidades de negócios e receitas. Em conjunto com a inteligência artificial e a computação em nuvem, a nova tecnologia poderá oferecer novos produtos e serviços baseado em redes de alta qualidade, afirmou a empresa em comunicado.
Além de desenvolver o mercado de entretenimento, o 5.5G ajudará a abranger projetos de cidades inteligentes, internet das coisas, internet de banda larga móvel (FWA), veículos conectados, entre outros.
Telefônica testa 5.5G e registra velocidade mais de dez vezes superior à do 5G
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
leia também
-
Rede D’Or é líder em práticas ESG no Brasil
Rede D’Or é líder em práticas ESG no Brasil Com o reconhecimento das principais ferramentas de avaliação de sustentabilidade, a empresa está à frente das transformações sociais, ambientais
-
Mobilidade elétrica entra no mundo da inteligência artificial
Como a IA poderá mudar a eletrificação veicular, melhorando desde os processos de produção até a segurança do motorista
-
Avanço tecnológico: drones na vanguarda da pesquisa de milho resistente à seca
Pesquisa da Embrapa coleta informações ao longo da cultura para simular o desempenho da lavoura em diferentes condições climáticas; drone agiliza obtenção de resultados