Ecoinovação como antítese da insustentabilidade
Setor industrial tem plano para tornar o Brasil mais competitivo

Uma proposta de diretrizes para a criação de uma Estratégia Nacional de Ecoinovação, voltada para a indústria brasileira, foi lançada durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, em São Paulo.
A iniciativa, apresentada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), tem como objetivo enfrentar o impacto das drásticas mudanças climáticas com um movimento, já visto em outras potências mundiais, para desenvolver políticas que impulsionam a competitividade verde.
As ações estratégicas propostas pelo documento incluem a criação de um mercado regulado de carbono, a harmonização regulatória sobre o acesso à biodiversidade amazônica e o desenvolvimento de uma taxonomia sustentável para investimentos verdes no País.
As proposições vêm para fortalecer o desenvolvimento das empresas, que já perceberam que a produção, sob uma visão mais ecológica, pode potencializar o seu lugar e a sua presença no próprio mercado. Valorizar a biodiversidade brasileira, na visão do setor industrial, também surge como uma vantagem competitiva e passa a ser um dos pilares de um plano eficiente voltado para a ecoinovação.
Ecoinovação como antítese da insustentabilidade
Foto: GettyImages
leia também
-
Papel Semente traz engajamento para as empresas em ações sustentáveis
Papel Semente traz engajamento para as empresas em ações sustentáveis Utilizado na produção de diferentes materiais, Papel Semente contribui de forma prática para a promoção de ações ESG
-
Tecnologia fortalece alianças entre varejo e indústria e torna promoções mais eficientes
Segundo dados da Scanntech, 60% das marcas que aumentaram promoções em 2024 não viram resultados se reverterem em vendas; empresa aposta no uso de inteligência de mercado para customizar
-
Hidrogênio verde vira esperança de startups para ‘limpar’ transportes e indústria
Empresas de tecnologia pesquisam maneiras de descarbonizar setores altamente poluentes