Projetos reais impulsionam o aprendizado
Teoria e prática andam juntas nos cursos de graduação do Instituto Mauá de Tecnologia

Por Instituto Mauá de Tecnologia e Estadão Blue Studio
Depois de falar em sala de aula sobre o funcionamento da suspensão dos automóveis, o professor propõe aos alunos: “Vamos dar uma olhada nisso?” Todos atravessam uma porta para um laboratório adjacente, onde um carro em um elevador de veículos possibilita a demonstração prática daquele conteúdo. Os alunos visualizam o que o professor havia dito e voltam à sala de aula com observações e dúvidas.
Esse é um exemplo real do cotidiano do Instituto Mauá de Tecnologia, onde a teoria e prática se conectam o tempo todo, de forma orgânica e plenamente integrada ao currículo. “Aqui o aprendizado é concretizado com problemas reais. Os alunos colocam a mão na massa desde o começo do curso”, conta o reitor, José Carlos de Souza Jr.
A materialização dessa proposta de ensino se dá especialmente nos mais de 120 laboratórios da instituição, número que representa mais que o dobro das salas. Há, por exemplo, um laboratório montado com recursos da Indústria 4.0, conceito que diz respeito à integração das tecnologias mais avançadas, como inteligência artificial, big data e internet das coisas.
Os laboratórios são compartilhados por alunos e todos os cursos da instituição, que oferece 16 opções de graduação. Muitas dessas estruturas são mantidas por parceiras do Centro de Pesquisas com indústrias interessadas em desenvolver projetos ligados a problemas reais.
Aprendizado para a vida
Outra das características marcantes do ensino na Mauá é a interdisciplinaridade. Os alunos de um curso estão o tempo todo em contato com colegas dos outros cursos, o que enriquece as experiências e desenvolve os atributos de comportamento, tão valorizados hoje pelo mercado.
“Essa troca permanente nos aproxima do que é a vivência real nas empresas, onde é preciso conciliar diferentes pontos de vista”, avalia Pedro Guedes Calixto, aluno do curso de Engenharia de Produção e atual diretor de Projetos da Mauá Júnior, empresa júnior de consultoria que congrega alunos dos mais diferentes cursos. Um exemplo, lembra Pedro, foi o desenvolvimento de um ponto de ônibus durante um hackathon, no ano passado. “Nesse projeto, interagi com colegas da Engenharia Civil, do Design e até da Administração”, descreve.
Thiago Cavalheri, aluno do quinto ano de Engenharia Mecânica, envolveu-se desde o início do curso com a Mauá Racing, equipe de automobilismo que participa da Fórmula SAE. Agora, prestes a se formar, ele se tornou o capitão da equipe e acumulou muitas histórias de aprendizado por causa dessa atuação, incluindo viagens internacionais – no início de maio esteve nos Estados Unidos, como líder de 20 colegas, para participar de uma competição. “A Mauá tem uma importância enorme na minha vida, pois me mostrou tanto a área em que eu gostaria de atuar profissionalmente quanto o que eu quero para o meu futuro no sentido mais amplo”, diz Thiago. Para saber mais sobre a Mauá, consulte o site maua.br.
Projetos reais impulsionam o aprendizado
Foto: Divulgação/Mauá
leia também
-
Ambev ao lado do brasileiro com foco em crescimento compartilhado e iniciativas de impacto positivo
Companhia reforça sua evolução cultural e destaca projetos que promovem inclusão produtiva, sustentabilidade e conexão
-
Huawei Cloud aposta em inteligência artificial para turbinar computação na nuvem em 2024
Huawei Cloud aposta em inteligência artificial para turbinar computação na nuvem em 2024 Multinacional apresentou novos modelos para auxiliar grandes corporações, mineradoras, bancos e até o
-
Shopee: feita por brasileiros para todo o Brasil
Conheça os bastidores da cultura do marketplace para promover a autenticidade e as singularidades dos mais de 15 mil colaboradores no dia a dia