Atendimento de excelência: veja dicas de como ter um negócio realmente focado nos clientes
Pequenos negócios podem se beneficiar de técnicas aplicadas por grandes empresas para trazer fidelização e crescimento

Por Nubank e Estadão Blue Studio
A última edição da Pesquisa Pulso, realizada pelo Sebrae, revela que a principal preocupação dos donos de negócios (34%) é a falta de clientes. Essa dor de cabeça já ultrapassa o aumento de custos (28%), que era considerado o maior desafio da gestão.
Uma das empresas que têm o foco no cliente como diferencial é o Nubank. Hoje, a instituição financeira já atende mais de 100 milhões de clientes no Brasil e acumula histórias de encantamento em atendimento. Mas será que pequenos negócios são capazes de replicar essa relação positiva?
Para o Nu, o segredo foi viver esses valores com afinco, afirma Tulio Oliveira, gerente-geral de Experiência do Cliente e Operações do Nubank no Brasil. Traduzido em ações, o valor “Queremos que nossos clientes nos amem fanaticamente” significa excelência no atendimento e combate à complexidade da trajetória do usuário, dois elementos essenciais da fórmula de empoderamento financeiro das pessoas.
Entre as ações do Nubank que podem servir de referência para pequenos empreendedores, está a valorização da equipe de atendimento: investir em capacitação constante e promover uma cultura de empatia são marcas registradas do Nu. Os Xpeers, atendentes da instituição, são focados em resolver problemas com agilidade, sempre que possível em um único contato.
Ter à disposição um ponto de contato humanizado e descomplicado com o cliente pode transformar o atendimento em um diferencial estratégico. Aliás, o objetivo da empresa é sempre que o cliente não precise nem mesmo chegar a entrar em contato com o agente.
Produtos intuitivos, simples de entender e que dão autonomia ao cliente podem reduzir a necessidade de atendimento. Isso porque a simplificação de produtos e processos também contribui para uma experiência positiva. Filosofia aplicável também a outros negócios, sob forma de simplificação da trajetória do cliente e transparência.
Clientes felizes são mais do que consumidores, são embaixadores da marca. Como o Nubank prova com sua filosofia, investir em experiência não é custo, mas uma das formas mais seguras de garantir longevidade no mercado.
CEO do Nubank no Brasil, Livia Chanes afirma que o foco da empresa seguirá em evoluir e descomplicar a vida dos clientes – tanto PF quanto PJ –, eliminando tarefas burocráticas. “Queremos liberar, cada vez mais, o tempo que os clientes usam hoje em suas atividades de gestão financeira para que possam focar no que realmente importa: o sucesso e o crescimento do seu negócio. Queremos ser a solução completa para todas as necessidades financeiras de nossos clientes, tanto na pessoa física quanto na pessoa jurídica.”
A fórmula tem dado certo e o resultado pode ser certificado por índices como o Net Promoter Score (NPS), que está acima da média do segmento. Outros resultados são reconhecimentos como o Prêmio Reclame Aqui, conquistado pela instituição por oito vezes consecutivas em sua categoria, e o menor índice de reclamações entre as maiores instituições financeiras do Brasil, segundo dados do terceiro trimestre de 2024, em ranking produzido pelo Banco Central. Desde a transparência em taxas até a criação de um aplicativo intuitivo, o Nubank faz com que a experiência do cliente seja simples e eficiente, o que fortalece a fidelidade e o engajamento de sua base de usuários.
leia também
-
Soluções financeiras descomplicadas ajudam o empreendedor a dedicar mais tempo ao negócio
Nubank oferece diferentes recursos para que seu cliente não perca tempo com burocracias do dia a dia
-
TIM impulsiona a digitalização do agro conectando campo, rodovias e porto
TIM impulsiona a digitalização do agro conectando campo, rodovias e porto
-
Huawei Cloud aposta em inteligência artificial para turbinar computação na nuvem em 2024
Huawei Cloud aposta em inteligência artificial para turbinar computação na nuvem em 2024 Multinacional apresentou novos modelos para auxiliar grandes corporações, mineradoras, bancos e até o