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Reportagem

Marketing nas telas: filmes e séries que ensinam e divertem

Experts que tiveram ideias a partir de filmes e séries compartilham quais são os títulos imperdíveis para quem quer aprender mais sobre marketing e comunicação

Marketing nas telas: filmes e séries que ensinam e divertem

Por Roberto Lira

Filme
Air: A História Por Trás do Logo (2023)

Air: A História Por Trás do Logo cartaz

“Mostra uma perspectiva fascinante do dia a dia de um marqueteiro em um cenário onde a Nike ainda não era a gigante que conhecemos hoje. Ensina que é preciso arriscar ao lado de profissionais que entendam o contexto e contribuam para que o risco seja o menor possível.”

Juvenal Fonseca, diretor de Estratégia & Marketing da Solar Coca-Cola

Série
Emily in Paris (2020)

Emily in Paris

“A primeira temporada traz insights fantásticos de diferentes possibilidades para divulgação de forma autêntica. Ter coragem para não fazer mais do mesmo, mantendo-se aberto ao novo, permite que marcas já consagradas sobrevivam ao longo dos anos.”

Kedma Vieira, gerente de Marketing e Trade da Mallory

Filme
Joy: o Nome do Sucesso (2015)

Joy: o Nome do Sucesso

“Narra a história inspiradora de Joy Mangano, que usou marketing pessoal e determinação para construir um império de produtos domésticos. Destaca a resiliência e a criatividade necessárias para empreender.”

Katuxa Naconecy, Account Director Music2/Mynd

Série
A Era dos Dados (2020)

A Era dos Dados

“Conscientiza sobre a importância de fugir dos ‘achismos’ com exemplos e aplicações claros. É uma série obrigatória neste momento em que Data Science, Machine Learning e Inteligência Artificial são os temas que permeiam o ambiente corporativo empresarial.”

Alexandre Weiler, professor, consultor de carreira e negócios e diretor executivo da ESIC Internacional

Filme
Do que as Mulheres Gostam (2000)

Do que as Mulheres Gostam

“Comédia que traz insights legais sobre ter a capacidade de antecipar aquilo que precisamos entender sobre os pensamentos das pessoas. Já pensou saber o que seu cliente quer sem que ele diga isso para você?”

Rodrigo Martins, head de Marketing do Grupo Stefanini

Série
Mr. Selfridge (2013)

Mr. Selfridge

“Uma verdadeira lição de storytelling sobre o valor da apresentação dos produtos em loja e nas vitrines. Pontos positivos para a inovação no conceito de luxo, a construção de marca e o foco total na satisfação do cliente e na valorização da equipe.”

Claudio Teixeira, diretor de Marketing da Usaflex

Filme
Fome de Poder (2016)

Fome de Poder

“O filme retrata a história real da ascensão do McDonald’s como uma marca global e oferece lições valiosas sobre a importância da visão de negócios e branding e como estratégias de marketing inovadoras podem levar ao sucesso de uma empresa em escala internacional.”

Alex Quezada, vice-presidente de Marketing e Vendas da 5àsec

Série
A Vida e a História de Madam C.J Walker (2020)

A Vida e a História de Madam C.J Walker

“Além de uma narrativa profundamente inspiradora baseada na trajetória de Sarah Breedlove, a montagem mostra o poder do storytelling e as estratégias de marketing utilizadas para atrair e fidelizar clientes.”

Bruna Fausto, diretora de Marketing da Pizza Hut

Filme
O Homem que Mudou o Jogo (2011)

O Homem que Mudou o Jogo

“É um excelente exemplo de como usar dados para fazer uma tomada de decisão a partir da história de um time de beisebol com restrições financeiras. A partir da análise dos resultados dos jogadores, foi possível montar uma equipe de sucesso.”

Farah Diba Abrantes-Braga, professora de Marketing e Comportamento do Consumidor nos programas de graduação e pós do Insper

Série
Mad Men (2007)

Mad Men

“O que mais gosto na série é o fato de ela conseguir usar grandes eventos históricos como pano de fundo para mostrar as mudanças na sociedade e, é claro, na forma de se comunicar com o consumidor.”

Alejandro Abiusi, gerente de Marketing da Tenda Construtora

Filme
Amor por Contrato (2009)

Amor por Contrato

“É um filme relevante pela perspectiva do marketing de influência, que na narrativa ocorre de maneira orgânica. Hoje em dia isso pode ser feito pelas redes sociais e vemos influenciadores criando processos parecidos aos da família retratada no longa  para aumentar seu impacto.”

Marcos Bedendo, professor de Branding e Marketing da ESPM

Série
Silicon Valley (2014)

Silicon Valley

“A série não trata especificamente das discussões mais comumente relacionadas ao marketing, como propaganda ou consumo, mas mostra a permanente construção e reformatação de mercados, que é um tema importante para a área.”

João Felipe Sauerbronn, professor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV

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