Marcas Mais | Nona edição do estudo realizado pelo Estadão em parceria com a TroianoBranding
  • Realização:

  • Criação:

  • Levantamento feito em parceria com:

Reportagem

Setor de motocicletas tem melhor resultado em 10 anos

Crescimento faz entidade que representa a indústria revisar projeções em mais de 10%

Setor de motocicletas tem melhor resultado em 10 anos

Por Gilmara Santos

O setor de motocicletas segue em franca expansão e levou a entidade que representa o setor a revisar as projeções para este ano. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 764.271 motocicletas no primeiro semestre deste ano, alta de 13,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a entidade, este é melhor resultado para os seis primeiros meses desde 2014.  Ainda conforme dados da entidade, no acumulado do ano até junho, foram emplacadas 780.070 motocicletas, aumento de 22,5% em relação ao mesmo período de 2022. 

O bom desempenho do primeiro semestre fez a Abraciclo revisar sua projeção de produção para 1,56 milhão de unidades em 2023, alta de 10,4% na comparação com o ano passado. “Alcançamos a melhor marca de motocicletas produzidas no primeiro semestre desde 2014. Com base nas projeções dos associados, aliado a um cenário macroeconômico favorável para o segundo semestre, acreditamos que a indústria alcançará um crescimento na ordem de mais de 10%”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Bento. 

Estimativas de vendas

A associação também revisou as estimativas de vendas no varejo e de negócios com o mercado externo. Os licenciamentos devem totalizar 1,51 milhão de unidades, crescimento de 10,9% na comparação com o ano passado. Já para as exportações, a nova estimativa é de que sejam embarcadas 49 mil motocicletas, retração de 11,5% em relação a 2022.

Na esteira do bom desempenho do setor, a Honda Motos encerrou o primeiro semestre com crescimento de 14% no número de unidades emplacadas. De janeiro a junho, foram 555 mil unidades emplacadas, alcançando o melhor resultado da marca para o primeiro semestre desde 2014, quando 576 mil unidades foram emplacadas.

De acordo com a empresa, a performance positiva é uma consequência do fortalecimento das estratégias comerciais da Honda, além de uma demanda que segue aquecida. 

“Estamos muito satisfeitos com a conclusão do primeiro semestre, período em que registramos recordes e crescimento. Seguimos monitorando o ambiente de negócios e nossa projeção é encerrar 2023 com um volume mais de 10% superior em relação ao último ano”, afirma Marcelo Langrafe, diretor comercial da Moto Honda e diretor CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) da Honda South America.

Compartilhe esse conteúdo