Marcas Mais | Nona edição do estudo realizado pelo Estadão em parceria com a TroianoBranding
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Metodologia

Auditoria de Marca®

Para identificar as marcas mais envolventes e que conquistam o consumidor, milhares de consultas foram feitas em todo o Brasil. Saiba mais sobre a metodologia aplicada.

O grau de envolvimento emocional do consumidor com a marca é algo mais poderoso do que a simples posição de lembrança.

Essa é a razão de ser do nome do estudo: Marcas Mais. Ou seja, as marcas que demonstram estabelecer maior envolvimento com o mercado consumidor. Entendemos por envolvimento o resultado final de um conjunto de percepções e sentimentos em relação a essas marcas.

A metodologia criada pela TroianoBranding identifica com precisão o nível de envolvimento que o consumidor tem com as marcas avaliadas de uma mesma categoria.

IDEALIZAÇÃO

Maior nível de envolvimento com a marca: escolha natural, advogados da marca.

PREFERÊNCIA

Uma das opções mais prováveis de compra. Atitudes mais positivas.

FAMILIARIDADE

Apenas uma entre as muitas opções existentes no mercado.

REJEIÇÃO

Não consideram utilizar a marca.

DESCONHECIMENTO

Consciência de marca ausente

Os indicados combinam matematicamente:
A

NÍVEIS DE CONHECIMENTO DA MARCA
• Top of mind
• Conhecimento espontâneo total
• Conhecimento total da marca (incluindo o que se obtém com o estímulo do próprio nome da marca)

B

PADRÃO DE PREFERÊNCIA QUE DEMONSTRAM EM ADQUIRI-LA
• Primeira preferência
• Segunda preferência

C

GRAU DE REJEIÇÃO QUE A MARCA EVOCA


D

NÍVEL DE ASSOCIAÇÃO DA MARCA A TRÊS ATRIBUTOS-CHAVE DA CATEGORIA DE NEGÓCIOS A QUE ELA PERTENCE

De acordo com as respostas obtidas para cada marca, os consumidores entrevistados são classificados em 5 patamares de envolvimento com ela. A combinação matemática desses 5 patamares resulta no índice que aloca cada uma das marcas em sua posição no ranking.