O grau de envolvimento emocional do consumidor com a marca é algo mais poderoso do que a simples posição de lembrança.
Essa é a razão de ser do nome do estudo: Marcas Mais. Ou seja, as marcas que demonstram estabelecer maior envolvimento com o mercado consumidor. Entendemos por envolvimento o resultado final de um conjunto de percepções e sentimentos em relação a essas marcas.
A metodologia criada pela TroianoBranding identifica com precisão o nível de envolvimento que o consumidor tem com as marcas avaliadas de uma mesma categoria.
IDEALIZAÇÃO
Maior nível de envolvimento com a marca: escolha natural, advogados da marca.
PREFERÊNCIA
Uma das opções mais prováveis de compra. Atitudes mais positivas.
FAMILIARIDADE
Apenas uma entre as muitas opções existentes no mercado.
REJEIÇÃO
Não consideram utilizar a marca.
DESCONHECIMENTO
Consciência de marca ausente
NÍVEIS DE CONHECIMENTO DA MARCA
• Top of mind
• Conhecimento espontâneo total
• Conhecimento total da marca (incluindo o que se obtém com o estímulo do próprio nome da
marca)
PADRÃO DE PREFERÊNCIA QUE DEMONSTRAM EM
ADQUIRI-LA
• Primeira preferência
• Segunda preferência
GRAU DE REJEIÇÃO QUE A MARCA EVOCA
NÍVEL DE ASSOCIAÇÃO DA MARCA A TRÊS ATRIBUTOS-CHAVE DA CATEGORIA DE NEGÓCIOS A QUE ELA PERTENCE
De acordo com as respostas obtidas para cada marca, os consumidores entrevistados são classificados em 5 patamares de envolvimento com ela. A combinação matemática desses 5 patamares resulta no índice que aloca cada uma das marcas em sua posição no ranking.