Marcas Mais | Nona edição do estudo realizado pelo Estadão em parceria com a TroianoBranding
  • Realização:

  • Criação:

  • Levantamento feito em parceria com:

Notícia

Jatobá PR premiará melhores iniciativas de relações públicas e comunicação organizacional no País

Prêmio, que chega à sua oitava edição, abre inscrições a partir de quinta-feira, 2 de maio

Jatobá PR premiará melhores iniciativas de relações públicas e comunicação organizacional no País

Por Wesley Gonsalves

As iniciativas do mercado de relações públicas e da comunicação organizacional, do Brasil e da América Latina, que se destacaram em 2024 serão apresentadas no Prêmio Troféu Jatobá PR, que chega este ano à sua oitava edição. A premiação levará em conta a inovação e como essas iniciativas foram capazes de alavancar os negócios de marcas e entidades.

A atual edição do evento foi lançada nesta quinta-feira, 25, durante uma transmissão ao vivo no canal oficial no YouTube do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), responsável pela organização da premiação. As inscrições para a 8.ª edição do Prêmio Jatobá PR serão iniciadas na próxima quinta-feira, 2, e vão até 30 de setembro.

Criado em 2017, o projeto é uma iniciativa do Gecom e nesta edição conta com o apoio do Estadão, Boxnet, Business News, Jornalistas Editora, Mega Brasil Comunicação, Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom) e ABC Pública.

Dados da última pesquisa “Termômetro de Mercado”, da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom), de 2023, apontam que o mercado de comunicação corporativa entrou no terceiro ano consecutivo de crescimento. Conforme o levantamento, quase 70% dos negócios consultados na pesquisa apontam otimismo em relação ao crescimento do volume de negócios para 2024, repetindo o desempenho positivo do ano anterior.

Ainda conforme o relatório de tendência da Abracom, esse otimismo em relação ao crescimento da comunicação estratégica está atrelado, entre outras coisas, ao avanço da agenda ESG (sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança) e também por mais investimentos de empresas de segmentos como agronegócio, tecnologia e mineração.

Fábio Santos, executivo da agência CDN e diretor de relações institucionais da Abracom, lembra que o mercado de comunicação possui uma estimativa de faturamento de aproximadamente R$ 5 bilhões e gera mais de 20 mil postos de trabalho no País. Santos diz ainda que iniciativas como a do Prêmio Jatobá PR ajudam a fomentar o mercado ao destacar as melhores iniciativas do segmento. “Os prêmios são importantes para reconhecer e divulgar as boas práticas, a excelência e a criatividade dos profissionais. São uma vitrine para o setor”, afirma.

Novas categorias
Nesta edição do prêmio Jatobá PR, haverá três novas categorias. Ao todo, o evento contará com troféus para 34 áreas, que serão distribuídas em três verticais de negócios: grandes agências, agências-butique e organizações empresariais e públicas. Conforme o regulamento, cada projeto poderá concorrer em até três categorias diferentes.

Entre as novidades deste ano estão o reconhecimento para as melhores iniciativas em Media Training, que será disputado nas modalidades grandes agências e de agências-butique, e Inteligência Artificial, categoria que será disputada exclusivamente pelos inscritos dentro dos segmentos de organizações empresariais e públicas.

Para avaliar os projetos inscritos, o Prêmio Jatobá PR convidou um grupo de profissionais do setor de comunicação, entre executivos de agências, clientes e integrantes da academia. Eduardo Ribeiro, diretor do grupo mantenedor do prêmio, conta que até o momento 55 nomes foram escolhidos, mas esse total pode ser alterado até o fim das inscrições do prêmio, à medida que o número de campanhas inscritas for se modificando, já que cada membro do júri avaliará no máximo 20 casos. “Nós fazemos questão que os jurados sejam nomes do mercado e da academia, para que o prêmio reflita o que o setor está vendo e fazendo nos últimos tempos”, diz o executivo.

Ribeiro ainda destaca que cada agência ou entidade que se inscrever para a premiação concorrerá contra outros projetos da mesma categoria, sejam eles de agências grandes, tradicionais ou no segmento de organizações empresariais e públicas.

“No Jatobá PR, as grandes agências e agências-butique são premiadas de forma igual e não concorrem entre si – ou seja, as grandes só concorrem com as grandes e as butiques só entre elas. Além disso, as 11 categorias das agências (com troféus tanto para as grandes quanto para as butiques) são exclusivas, do mesmo modo que exclusivas são também as 11 das organizações empresariais e públicas. E por que isso? Para que clientes e agências mantenham raias próprias de competição, sem concorrerem entre si”, explica o diretor do Gecom.

Além de premiar as agências nas categorias tradicionais, o Prêmio Jatobá PR 2024 também destacará com troféus, nas três modalidades de negócios, a Organização do Ano, Case do Ano e Destaque do Ano.

Serão aceitos projetos veiculados a partir de 1 de janeiro de 2023 até a data limite de inscrições, segundo o regulamento.

A entrega dos troféus do Prêmio Jatobá PR de 2024 será realizada durante uma cerimônia com membros do mercado de comunicação do País no dia 5 de dezembro deste ano. As informações sobre o processo de inscrição, categorias, regulamento e premiação estão disponíveis no site oficial do evento.

Jatobá PR premiará melhores iniciativas de relações públicas e comunicação organizacional no País

Foto: Divulgação

Compartilhe esse conteúdo