Por Gilmara Santos
No Brasil existe uma farmácia ou drogaria para cada 3.300 habitantes e o País está entre os dez que mais consomem medicamentos no mundo, conforme o Conselho Federal de Farmácia. Além disso, houve uma mudança de posicionamento desse tipo de varejo, com as farmácias e drogarias se tornando pontos comerciais destinados também à comercialização de produtos associados aos cuidados pessoais. É neste contexto que entra a preocupação das empresas com o consumo responsável de produtos ligados ao setor da saúde.
“O autocuidado tem sido um segmento com grande resiliência. Mesmo nos momentos mais críticos quando as vendas da maior parte dos ramos varejistas apresentam clara tendência de queda, o faturamento das empresas desse segmento ou continuam crescendo ou permanecem estáveis. Há basicamente dois fatores que explicam essa situação. O primeiro está associado a uma tendência mundial de preocupação com a saúde, o corpo e a beleza. O segundo é a pluralidade dos itens vendidos, ou seja, produtos da mesma categoria com ampla variação de preços”, diz Claudio Felisoni, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School.
Consciência
A preocupação em garantir um consumo mais consciente tem sido cada vez mais constante no setor. Nesse sentido, diz Felisoni, os varejistas ligados a beleza e cuidados pessoais podem adotar várias estratégias e práticas para promover o consumo consciente entre seus clientes. “Isso não apenas contribui para a sustentabilidade ambiental, mas também atende às crescentes demandas dos consumidores por produtos e práticas mais éticas e responsáveis.”
O Grupo DPSP, das bandeiras Drogaria São Paulo e Pacheco, considera que o consumo responsável no setor é fundamental. Além de disponibilizar profissionais de saúde em suas mais de 1.500 lojas para acolher, esclarecer dúvidas, explicar detalhes sobre os medicamentos prescritos pelo médico, a rede conta ainda com um time de dermoconsultoras, que se dedica a auxiliar os consumidores que sofrem com problemas de pele recorrentes. “Estamos comprometidos em unificar e facilitar as diferentes etapas da jornada de saúde e assim contribuir com o consumo mais consciente na área da saúde”, diz Jonas Laurindvicius, CEO do Grupo DPSP.