Por Seara/Estadão Blue Studio
Reconhecido pela presença de artistas renomados internacionalmente em seus palcos e por ações de marketing de grandes marcas fora deles, o The Town teve um destaque principal: a Seara. A empresa de alimentos liderou as menções nas redes sociais diariamente e ao longo dos cinco dias do festival graças a uma estratégia integrada que envolveu celebridades, influenciadores e a atenção àqueles que não puderam comparecer ao Autódromo de Interlagos, além de ativações digitais diversas e outras tantas ações físicas nos espaços Seara e Seara Gourmet.
Com 43.563 menções, a Seara conquistou a liderança no ranking de visibilidade entre as marcas no “X” (antigo Twitter), Facebook, Instagram, YouTube e portais durante o período do festival, bem como em cada um dos cinco dias do The Town, de acordo com dados da plataforma STILINGUE by Blip.
Além disso, de acordo com o “X”, a Seara encabeçou a lista de marcas mencionadas em posts, estando presente em 65% deles. No quesito engajamento, a Seara liderou o ranking de posts com mais curtidas e visualizações de vídeos entre todos os patrocinadores do The Town.
As ativações se concentraram na divulgação da linha de Frangos Crocantes Seara, 100% peito de frango e cortes íntegros e da linha de bacon Seara Gourmet, a mais completa do mercado, 100% suína. “Utilizamos influenciadores, realizamos ativações variadas nas redes, produzimos conteúdos constantes durante os cinco dias do festival mostrando tudo o que acontecia nos nossos espaços e alimentamos a imprensa em tempo real com fotos e informações do evento”, resume Tannia Fukuda Bruno, diretora de marketing da Seara.
Durante o festival, a empresa promoveu ativações inovadoras, tecnológicas, imersivas e participativas, além de oferecer degustações de seus produtos. A Seara contou com mais de 250 celebridades e influenciadores em seus espaços, interagindo com os anfitriões da marca no The Town, Lucas Lima e Magá. Entre os convidados, nomes como Sabrina Sato, Deborah Secco, Amanda Meirelles e Caio Castro marcaram presença. Além deles diversos influenciadores digitais das mais variadas redes também visitaram e produziram conteúdo nos espaços da marca, como Preta (@Pretademais), que possui relacionamento com a Seara desde o BBB e Flesch que é O nome quando se trata de festivais, shows e música dentro do Twitter, sendo um dos maiores engajadores da marca, pensando em nativos de Twitter.
A escolha da extensa lista de convidados levou em consideração a afinidade deles com a marca, resultando em um engajamento natural com o conteúdo “Levamos em consideração o feat, a conexão com a marca e com os nossos produtos”, diz Tannia, exemplificando essa proposta com o impacto provocado por Deborah Secco. “Ela já chegou e foi provar o Bacon e isso gerou interesse da imprensa em questioná-la se ela realmente gostava, realmente comia, virando headline de publicações”, acrescenta.
Essas ações e presenças nos espaços da Seara no festival também foram planejadas para envolver o público que acompanhava o The Town de casa, garantindo que eles se divertissem e se conectassem com a marca.
“O público interagiu com as nossas ativações e publicou de forma orgânica. O sucesso dos nossos espaços, que contou com degustações, ativações e muitas presenças de influenciadores e celebridades, também fez com que despertássemos a curiosidade e o interesse pelos nossos produtos e pelo que a marca estava fazendo no festival”, avalia Tannia.
Para alcançar esse sucesso, a expertise da Seara em festivais e momentos de grande conexão com o público também desempenhou papel crucial, visto que a marca já havia sido patrocinadora das duas edições anteriores do Rock in Rio e participado de quatro edições do BBB.
“A Seara se firmou dentro do pilar de entretenimento e música. E como tivemos o pioneirismo no setor a patrocinar fortemente os grandes festivais, este é um espaço que já faz parte da nossa história e pretendemos permanecer e expandir, o que nos possibilita estar mais próximos e participar cada vez mais da vida das pessoas”, conclui a diretora de marketing.
Crédito: Renato Saraiva