Guilherme Nannini
A chinesa BYD entregou nesta semana um exemplar do SUV híbrido Song Plus para Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, eleito o melhor treinador do Paulistão 2024. A cerimônia contou com a presença de Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, e Mauro Silva, ex-jogador da Seleção Brasileira e dirigente da Federação Paulista de Futebol.
O evento marca uma reviravolta na relação entre o técnico e a montadora. Em abril, após vencer o Paulistão, Abel Ferreira cometeu uma gafe ao receber as chaves do Dolphin Mini, novo carro elétrico de entrada da BYD. O português declarou publicamente não gostar de elétricos, e expressou sua preferência por modelos a combustão, em especial o seu Ford Mustang 1966.
“Não tinha noção que um automóvel híbrido tinha essa grande autonomia”, afirmou Abel Ferreira, sobre a capacidade do Song Plus de rodar mais de 1.100 km com uma única carga e o tanque de combustível cheio. “Além de toda a tecnologia, é um modelo que não tem rodízio, ou seja, uma grande vantagem para todos nós”, completou, referindo-se ao rodízio de veículos na capital paulista.
Como é o BYD Song Plus de Abel Ferreira
O BYD Song Plus DM-i, carro entregue ao técnico do Palmeiras, é um SUV híbrido plug-in que pode ser recarregado em tomadas. O sistema do SUV combina um motor a combustão de 1.5 litros com um motor elétrico, com uma potência combinada de 235 cavalos. Além disso, bateria de 18,3 kWh fornece autonomia de até 105 km no modo puramente elétrico. Dessa forma, a autonomia total chega a impressionantes 1.200 km.
O Song Plus 2025, com essas características e outras atualizações, está disponível no mercado brasileiro pelo preço de R$ 239.800. Na entrega do carro, Alexandre Baldy destacou o crescimento da BYD no Brasil. A chinesa é a atual líder de vendas entre os carros 100% elétricos no País. Por fim, o executivo ressaltou a importância da transição dos veículos a combustão para os híbridos como um passo rumo à eletrificação total da frota.
“Fiquei muito contente em apresentar o Song Plus para que Abel Ferreira conheça a possibilidade de transição de um modelo a combustão para um híbrido. Este é o principal caminho até se chegar a um automóvel 100% elétrico, que não emite poluentes”, pontuou Baldy. Após a entrega, Abel Ferreira convidou os executivos da BYD para conhecer as instalações do Palmeiras. Bem como compartilhou detalhes sobre sua rotina e métodos de trabalho.
Após gafe, Abel Ferreira recebe da BYD o SUV híbrido Song Plus
Foto: BYD/Divulgação