Descubra qual é a sua personalidade no trabalho
22 jul 2024
Especialistas reforçam a importância de o líder navegar entre diferentes estilos conforme o contexto, o momento da empresa e a equipe
Por Jayanne Rodrigues – editada por Mariana Collini em 18/07/2024
Segundo especialistas, o jeito de liderar depende do contexto e da equipe. Por exemplo, você pode ser mais coercitivo em momentos de crise para garantir que as tarefas sejam cumpridas de forma imediata, ou mais democrático quando busca novas ideias da equipe.
“Liderança é personalidade, cada um tem a sua. O líder pode ter um estilo mais predominante, mas não deve ficar somente nele o tempo todo. É preciso saber navegar em outros estilos para conduzir equipes”, orienta Daniela Bertoldo, especialista em liderança e autora do livro “Mulheres que Lideram Jogam Juntas”.
Ela acrescenta que um estilo específico pode ser eficaz por um tempo. No entanto, a depender do momento e da organização acaba retardando os resultados da equipe. Por isso, defende que as pessoas adotem diferentes abordagens simultaneamente.
No mercado corporativo brasileiro, predomina a presença de líderes que centralizam as decisões e mantêm um controle rígido sobre as operações e a equipe, avalia Alexandre Max, CEO da Vive (aplicativo de cursos profissionalizantes). No entanto, o executivo percebe uma mudança significativa nos últimos anos.
“Tenho observado uma tendência em direção a modelos mais democráticos e participativos. Líderes modernos no Brasil estão começando a adotar características de liderança transformacional, com foco em motivar os colaboradores, promover a inclusão e valorizar a flexibilidade no trabalho”, afirma.
Confira os principais estilos de liderança
1. Coercitiva (Top-Down)
2. Visionária
3. Afetiva
4. Democrática
5. Treinadora (coach)
6. Modeladora
Como aplicar os estilos de liderança no dia a dia
1. Coercitiva (Top-Down)
Perfil que adota a postura “faça o que digo”. Costuma funcionar em momentos que exigem ações imediatas como a recuperação de uma empresa. Não é recomendado manter o estilo a longo prazo.
Ponto positivo: Funciona bem em momentos de crise. Em situações de emergência, como um ataque cibernético, torna-se eficaz porque fornece direções claras e imediatas para os liderados.
Ponto negativo: A longo prazo, pode desmotivar a equipe, limitando a criatividade e a flexibilidade, já que a equipe sente que não é ouvida e apenas executa ordens.
2. Visionária
Líder que foca o propósito e os valores da empresa daqui a 10/15 anos. Compartilha de maneira clara a missão da companhia para os liderados. Também tem uma conduta otimista, sempre olhando para os anos seguintes.
A especialista Daniela Bertoldo alerta que lideranças com esse perfil predominante devem buscar compreender cada pessoa da equipe, a fim de evitar qualquer sentimento de desconfiança.
“O líder visionário é ótimo por definir claramente a missão da empresa. No entanto, se está liderando uma equipe experiente e muito racional, corre o risco de perder o controle, pois os membros da equipe podem considerar que está sendo excessivamente visionário.”
Ponto positivo: Inspira a equipe com uma visão clara e otimista de longo prazo, com potencial significativo de aumentar o engajamento e a motivação das pessoas.
Ponto negativo: Pode perder a conexão com o time se for visto como muito distante da realidade ou pouco prático, especialmente se a equipe for mais experiente e racional.
3. Afetiva
Líder conhecido pela empatia no trabalho. A prioridade é mais as pessoas do que entrega de tarefas. Tem como foco manter a energia positiva no ambiente do trabalho. Os liderados costumam se sentir mais acolhidos.
Ponto positivo: Cria um ambiente harmonioso, valorizando o bem-estar das pessoas e promovendo um clima organizacional agradável.
Ponto negativo: Pode enfrentar dificuldade em punir colaboradores com baixo desempenho.
4. Democrática
De acordo com o CEO Alexandre Max, o estilo democrático valoriza a participação e opiniões da equipe, envolve os colaboradores nas tomadas de decisão. Por outro lado, tende a “demandar mais tempo para tomar decisões.”
“Ser democrático não significa estar emocionalmente conectado com os membros da equipe. Mas implica que todos tenham voz e participem na definição de metas e na construção de objetivos”, ressalta Daniela Bertoldo.
Ponto positivo: Promove a participação e o envolvimento de todos, além de valorizar a opinião da equipe e fomentar um ambiente colaborativo.
Ponto negativo: O estilo pode resultar em reuniões demoradas e sem direcionamento. O líder que domina apenas esta personalidade encontra dificuldade em cravar decisões por causa da busca constante por consenso.
5. Treinadora (coach)
Foco no desenvolvimento, observando os potenciais e pontos de fraqueza do liderado para, em seguida, direcionar a pessoa de forma construtiva.
Ponto positivo: Foca no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, proporcionando orientação e feedback construtivo.
Ponto negativo: A equipe corre o risco de ficar sem direção clara se não for capaz de fornecer instruções específicas quando necessário.
6. Modeladora
Do tipo que gosta de dar exemplo, acredita que time bom é aquele que faz tudo igual aos seus comandos. Se fizer diferente, não funciona. Perfil interessante para pessoas que desejam alavancar a carreira a partir de um modelo de líder.
Ponto positivo: Gosta de dar exemplo para a equipe, incentivando-os a seguir um modelo de sucesso comprovado.
Ponto negativo: Pode desmotivar colaboradores que possuem perspectivas e estilos de trabalho diferentes ou que buscam equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Como aplicar os estilos de liderança no dia a dia
Um líder que se destaca é aquele que tem autoconhecimento, que sabe suas forças, fraquezas e entende a importância de adaptar-se conforme a situação, aponta Daniela Bertoldo. É preciso navegar entre diversos estilos para ter resultados, complementa.
Para descobrir quais estilos de liderança combinam com a sua personalidade, comece pelo básico:
• Observe o contexto da empresa em que trabalha atualmente;
• Verifique o que precisa entregar;
• Conheça cada integrante da sua equipe;
• Busque entender o que será preciso para extrair os melhores resultados de cada pessoa.
A partir daí, torna-se mais simples mapear as abordagens adequadas para o momento e para a equipe. É crucial lembrar que os estilos devem mudar conforme as necessidades variam. Não é recomendado manter um único estilo de liderança a longo prazo.
Descubra qual é a sua personalidade no trabalho
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