Como manter a saúde mental no período de maratona de vestibulares?
Dica de especialistas é que candidatos foquem nos conteúdos com mais dificuldades, mas também não abandonem períodos de lazer; a prova da Unicamp é no dia 20
21/10 no digital, 27/10 especial no impresso
Pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, Belta, revela as principais escolhas feitas por estudantes brasileiros em 2023.
Por Andrea Tissenbaum - editada por Mariana Collini
A Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio apresentou sua pesquisa do mercado de educação internacional e intercâmbio brasileiro, trazendo os principais dados com base no mapeamento realizado em 2023. A pesquisa foi produzida em parceria com a Study Melbourne, Study Queensland e Study Perth, com lançamento na Pearson Education Brasil, em São Paulo, empresa líder em aprendizagem. O levantamento destacou um crescimento de 21,68%, um marco na história do intercâmbio no Brasil.
Dentre os países preferidos pelos intercambistas, o Canadá continua sendo o favorito. Em 2º lugar no ranking, o Reino Unido ultrapassou os Estados Unidos, seguido da Irlanda, Austrália e Malta. “Essa mudança possivelmente está ligada às novas regras de visto. Dependendo do programa de estudo, como os de curta duração, o estudante não precisa dessa documentação para o Reino Unido, enquanto os Estados Unidos exigem taxas e processos de visto”, reforça Alexandre Argenta, Presidente da Belta.
Dentre os cursos comercializados por agências de viagens parceiras da Belta em 2023, cursos de idiomas continuam liderando o ranking. Outros favoritos são os cursos de férias, intercâmbio de ensino médio, cursos profissionais de curta duração e graduação, dentre várias outras opções.
Apesar do custo alto e da desvalorização do real frente a outras moedas, o sonho de viver um intercâmbio está muito presente na vida dos brasileiros: 86% dos quase 900 estudantes entrevistados demonstraram interesse em viver uma experiência internacional. “Seguiremos em busca da democratização do intercâmbio no Brasil para torná-lo acessível ao maior número de pessoas. Temos uma indústria produtiva rumo a ser bem-vista pelo mundo afora”, finalizou Argenta.
Sobre a Belta
Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio – visa promover a educação internacional no Brasil. Como única associação das agências de intercâmbio do país que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e de sua idoneidade. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Saiba mais aqui.
Saiba quais são os destinos preferidos para intercâmbio
Imagem: ijeab, via Freepik
Dica de especialistas é que candidatos foquem nos conteúdos com mais dificuldades, mas também não abandonem períodos de lazer; a prova da Unicamp é no dia 20
Dados foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira; governo federal tem apertado as regras para graduações remotas
Ideia é seguir os mesmos moldes do benefício pago para permanência de alunos no ensino médio, o Pé-de-Meia, e está previsto para 2025. Orçamento é desafio para tirar plano do papel