Arquitetura e Urbanismo
Design
O curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais especializados na projeção de estruturas e residências. Durante a graduação, os estudantes desenvolvem habilidades de desenho técnico, planejamento urbano e design.
Os profissionais da área encontram oportunidades em grande escala no setor público, embora o mercado privado também requisite, cada vez mais, as atividades dos arquitetos. É o que ressalta a coordenadora Valéria Fialho, responsável pela gestão do curso no Senac São Paulo: “Vivemos um momento em que a atuação do arquiteto urbanista se faz urgente e necessária, sobretudo na produção de habitação digna e acessível, no projeto de equipamentos públicos e no planejamento das cidades. Os setores públicos demandam profissionais bem formados para compor seus corpos técnicos”.
Para Débora Becker, coordenadora do curso na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o cenário para os próximos anos é de evolução rápida, não só pelo desenvolvimento da tecnologia, mas também como resultado dos avanços na temática da sustentabilidade e do preocupante cenário ambiental de alterações climáticas, pensando em como a arquitetura e o urbanismo podem contribuir para a mitigação dos danos já causados ao meio ambiente.
O design permeia quase todos os aspectos da vida moderna, desde a criação de produtos e interfaces digitais até a concepção de espaços e comunicações visuais. Os alunos que escolhem a área têm a oportunidade de dar forma ao mundo ao seu redor, transformando ideias em soluções visualmente atraentes e funcionais.
Segundo Lia Paletta Benatti, coordenadora do curso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o mercado de trabalho está aquecido para quem quer seguir nesta área profissional: “Desde o encerramento do isolamento social e o retorno completo das atividades industriais, de serviços e comércio, a demanda pelo Design apresenta crescimento”.
Sobre áreas de atuação, Lia ressalta que o graduado pode trabalhar com diversas atribuições, como “na produção de produtos para a indústria, mobiliários, utilidades domésticas, joalheria, entre outros, assim como a demanda gráfica para a criação de identidade visual, embalagens e impressos em geral, além da parte digital, como a criação de interface para sites e aplicativos”.