Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
O curso de Engenharia Civil forma profissionais aptos para conduzir projetos de construção civil. A graduação possui duração média de cinco anos, período em que os alunos se deparam com disciplinas como: Hidráulica, Cálculo, Eletricidade, Estruturas, Fundações, entre outras.
Segundo Anderson Soares, coordenador do curso na Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), a demanda por engenheiros civis qualificados é elevada: “Há uma grande quantidade de vagas de estágio divulgadas, dentre os alunos, diariamente. Os principais setores que absorvem a mão de obra são a construção civil e algumas obras de infraestrutura”.
Ainda segundo o coordenador, a expectativa é de que nos próximos anos a busca por obras de infraestrutura, habitação e desenvolvimento urbano continue em crescimento, elevando a demanda por profissionais desse campo.
O curso de Engenharia de Produção forma engenheiros habilitados para atuar no controle da produção em indústrias de diferentes segmentos. Os profissionais otimizam os processos produtivos, reduzindo custos e maximizando o desempenho obtido.
Por atuar na gestão de cadeias produtivas, o profissional formado na área encontra oportunidades em grande escala nos setores relacionados a logística e manufatura. Além disso, o engenheiro de produção também pode fornecer consultoria e coordenar a implantação de soluções tecnológicas.
A Engenharia Elétrica lida com aspectos referentes a geração e consumo de energia. Os profissionais dessa área atuam em desenvolvimento e manutenção de equipamentos eletrônicos, redes de energia e demais sistemas. O Brasil está em fase de expansão elétrica, o que impulsiona a demanda por profissionais qualificados.
Para quem quer saber como escolher uma graduação de qualidade, o professor Miguel Moreto, coordenador na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dá algumas dicas: “Um bom curso deve prezar pela formação do intelecto dos alunos, apresentando uma série de conceitos básicos fundamentais da engenharia e estimulando o uso desses conceitos na solução de problemas reais. O curso também deve prover uma formação próxima com a prática, por meio de projetos, e a universidade deve proporcionar meios para os alunos desenvolverem outras atividades não só em sala de aula”.
A Engenharia Mecânica é a área responsável pela produção, gestão e manutenção de equipamentos industriais e outros sistemas mecânicos. Os profissionais desse campo são amplamente demandados nos setores automobilístico, industrial, petroquímico, farmacêutico e da saúde.
Os engenheiros mecânicos auxiliam na idealização dos projetos, executam a montagem e operação dos equipamentos, além de realizar manutenções preditivas e corretivas.