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QUESTÕES-CHAVE

20 perguntas para fazer ao conhecer um colégio

Uma visita bem planejada pode trazer as informações que faltam para acertar na opção por uma nova instituição

Por Thales Valeriani

A escolha de um novo colégio costuma considerar vários critérios, como a localização da escola, os horários das atividades, a metodologia de ensino e, no caso das particulares, o valor da mensalidade. Nesse processo de decisão, a visita às instituições de ensino é uma etapa importante, pois a criança ou o adolescente tende a ter uma adaptação mais tranquila quando a família conhece as dinâmicas e  as regras do colégio.

Para a professora da Universidade Mackenzie (SP) e pós-doutora pela USP em Letras Valéria Martins, a  visita à escola é uma oportunidade para os pais observarem se a instituição está de acordo com o perfil dos filhos: “De forma geral, é aquele momento em que os pais podem ter a primeira impressão se aquele ambiente seria saudável para seus filhos”.

A importância dessa ocasião é destacada também pela professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Docência para Educação Básica da Unesp (Bauru), Eliana Zanata, para quem, “conhecer os ambientes escolares possíveis para o seu filho estudar é um ato de respeito para com a própria família e para com a própria criança”. Só que, para o momento ser bem aproveitado, os responsáveis precisam estar preparados. Se possível, com uma lista de perguntas para fazer. A dica, apesar de comum, é apoiada por Eliana Zanata: “Antes de sair para a visita, essa lista tem que estar feita e separada por categoria. Se não, acontece de você fazer a visita à escola, você ouve, agradece e vai embora. Aí, quando chega em casa, começa a pensar e a dizer ‘devia ter perguntado isso’”.

“Conhecer os ambientes escolares possíveis para o seu filho estudar é um ato de respeito para com a própria família e para com a própria criança.”
Eliana Zanata, professora da Unesp

Outro aspecto destacado por Eliana é que a atenção e o preparo por parte dos pais devem ser os mesmos independentemente de o filho ser matriculado na rede pública ou privada de ensino. “Não faz diferença se a escola é pública ou se ela é privada. Essa postura dos pais conhecerem o ambiente educacional que o filho vai frequentar é importante e não é algo específico da escola particular”, avalia a educadora. 

O momento da visita escolar é uma oportunidade para os pais conhecerem o colégio de fato, indo além das informações que podem ser obtidas por meio das redes sociais ou dos sites das instituições de ensino. Por isso, além de procurar informações sobre a escola antes da visita, é preciso aproveitar a chance para tirar todas as dúvidas que surgirem. “A dica maior que eu tenho para os pais é que eles não devem ter vergonha de perguntar nada para a escola, porque nada é óbvio. E é a educação dos seus filhos”, ressalta Eliana.

A pedido da reportagem, as duas especialistas auxiliaram na elaboração de uma lista de perguntas para fazer durante a visita escolar, divididas por temas. Confira as sugestões e guarde essa “colinha” para quando você precisar.

REGRAS DO COLÉGIO

Conhecer as regras do colégio e a dinâmica interna do ambiente escolar “evita problemas e dissabores futuros”, segundo a professora Eliana Zanata. Por isso, as questões sobre esse tópico devem abordar as normas e como elas podem ser consultadas.

 

  • Qual é a política da escola em relação a faltas e atrasos?
  • Como que a escola lida com a adequação de comportamento? 
  • Quais são as ações que a escola toma para correção de comportamento inadequado?
  • Existe algum livro ou área do site que contenha as regras do colégio?

 

INFRAESTRUTURA E APOIO AO ALUNO

A infraestrutura de uma instituição de ensino não deve ser analisada apenas de acordo com o número de laboratórios ou com o tamanho da biblioteca, mas também conforme a conservação do espaço, mesmo que ele seja simples. 

 

  • Há quantos laboratórios e espaços de uso compartilhado na escola?
  • Cada professor é responsável por quantos alunos? [Na educação infantil]
  • Caso o aluno tenha algum problema de desempenho escolar, a escola oferece algum suporte?
  • De que modo é preparada a refeição dos alunos? [Para escolas com refeitório]
  • A escola oferece educação inclusiva para alunos com necessidades especiais?

 

CURRÍCULO ESCOLAR

O currículo escolar está relacionado com o plano político-pedagógico da escola, ou seja, ele diz respeito diretamente à formação conteudista e humanista do aluno. Por isso, perguntas sobre esse item podem ajudar os pais a identificar quais são os valores da escola e se eles correspondem ou não aos da família.

 

  • Qual é a proposta pedagógica?  
  • Como são as aulas no colégio? 
  • Os professores orientam para além dos conteúdos dos cadernos e livros? 
  • Vocês dão uma formação humanista para os estudantes?
  • Vocês fazem a orientação da prevenção da violência doméstica e de abuso sexual? 

 

RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

A relação entre a escola e a família deve ser baseada na confiança e na transparência. Afinal, uma complementa a outra na formação da criança e do adolescente. Ainda assim, os pais podem ter interesse em participar mais ativamente do cotidiano escolar, o que as perguntas abaixo ajudam a explorar.

 

  • Como é feita a comunicação com os pais?
  • Caso o aluno tenha algum problema de desempenho ou socialização, a escola entra em contato com a família? Se sim, com qual frequência?
  • A escola possui mecanismos internos que permitem a participação dos pais na gestão ou no cotidiano escolar?

 

PROFESSORES

De acordo com a educadora Valéria Martins, é importante prestar atenção e querer saber se os professores são bem tratados e valorizados pela coordenação e direção: “O modo como a escola trata os professores é muito significativo. Porque professores bem cuidados trabalham de uma outra forma”.

 

  • Qual é a formação acadêmica dos professores?
  • De que modo a escola valoriza os seus professores? Há algum tipo de reconhecimento?
  • A escola tem programas de atualização de professores? Como eles funcionam?

 

Outras dicas para a sua visita

Após a visita, os pais poderão tomar a decisão sobre em qual escola matricular os filhos com base em análises e dados mais concretos. No caso dos adolescentes, uma dica é envolver o estudante no processo de escolha do colégio, já que essa é uma postura mais democrática e atrativa. “Nem todo adolescente acorda animado às 6 da manhã porque ele vai ter aula. Então, se o aluno gosta desse ambiente, é mais fácil o processo [de adaptação] se efetivar de modo seguro e eficaz”, analisa a educadora Valéria Martins.

Ela também afirma que o contato entre os pais e a escola pode fazer os familiares compreenderem que eles têm um papel ativo na educação formal da criança ou do adolescente. “A escola sozinha não consegue, efetivamente, atingir o desenvolvimento pleno dos alunos. Então, os pais vão ter que entender que eles vão precisar participar ativamente desse processo”, aponta Valéria. 

Em relação ao ambiente escolar, a educadora Eliana Zanata recomenda que os pais aproveitem a visita para sentir a atmosfera do local e até para conhecer espaços que os alunos normalmente não frequentam: “Eu observaria o semblante e a recepção dos funcionários. Gostaria de conversar com o responsável pela observação do intervalo, no caso da escola dos maiores. E verificar como é o espaço da sala dos professores, verificar o refeitório, como a merendeira faz os alimentos. Às vezes, até uma conversa com o diretor, porque, mesmo que seja uma situação formal, é interessante observar como ele se dirige aos demais funcionários e pais”.

É importante lembrar que a visita escolar é uma ação que deve ser feita com o intuito de evitar problemas futuros. “Se você não faz a visita, se você não conhece onde estuda o seu filho, se envolver no processo educativo ao longo do ano letivo acaba sendo algo penoso, porque é uma surpresa por semana”, conclui Eliana.

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