Notícia

Estudantes brasileiros se destacam no Amco Summit 2025, no México

Escolas do Rio de Janeiro representaram o Brasil no maior evento educacional da América Latina, que reuniu mais de 11 mil participantes e mais de 2.700 alunos de 13 países em Guadalajara

2 de junho de 2025

Por Amco e Estadão Blue Studio

O Brasil teve participação de destaque no Amco Summit International 2025, realizado no sábado (24), na Expo Guadalajara, o maior centro de exposições do México. Considerado o principal evento educacional da América Latina, o encontro reuniu mais de 11 mil participantes de 13 países, entre estudantes, professores, diretores e familiares.

“O Amco Summit é um evento muito importante e especial para a Amco porque representa o resultado que alcançamos junto com nossos parceiros, as escolas, na aprendizagem das crianças”, declarou o CEO da Amco, Guillermo De León.

O evento marcou a nona edição da cúpula e celebrou os 25 anos da metodologia Amco, um modelo educacional voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. A proposta pedagógica da Amco já impactou mais de 1,2 milhão de estudantes na América Latina, com foco em competências cognitivas, tecnológicas e socioemocionais.

A delegação brasileira contou com a participação ativa de duas instituições do Rio de Janeiro: o Centro Educacional Sunflower, dirigido por Elisabete de Lemos Fulco, e o Colégio Espaço Verde, que tem como coordenadora bilíngue Venina Martinho. As escolas se destacaram por sua abordagem bilíngue e pela ênfase em inovação educacional. Também participaram instituições de ensino da Colômbia, Equador, Honduras, Panamá, Costa Rica, República Dominicana, Chile, Peru, El Salvador e México.

“Começamos no início do ano passado e, em pouco tempo, percebemos que os alunos já conseguem participar de um evento como esse. Estão indo muito bem, e os resultados têm sido muito satisfatórios em pouco tempo. Isso mostra que estamos tendo resultados positivos”, comentou Elisabete de Lemos Fulco, diretora do Centro Educacional Sunflower, Rio de Janeiro

Durante o evento, mais de 2.700 alunos participaram de competições acadêmicas e tecnológicas de alto nível. Entre elas, o Spelling Bee, desafio de soletração em inglês; a Debate League, fórum argumentativo também em inglês; e o Robot Challenge, no qual os estudantes projetaram e programaram robôs em provas práticas. Os vencedores da competição conquistaram vagas na World Robot Olympiad (WRO), uma das maiores olimpíadas de robótica do mundo. Além disso, eles terão a oportunidade de competir nas finais internacionais em Cingapura em 2025.

Outras disputas incluíram o Tydoo Challenge, voltado para soluções criativas de problemas reais; o Desafio Matemático, focado em lógica e cálculo; e o Encontro Happy, espaço dedicado ao desenvolvimento emocional dos estudantes por meio de atividades interativas.

“Nunca imaginei que estaria em um evento assim relacionado à robótica, algo que eu nunca tinha aprendido antes. Mas, mesmo assim, consegui adquirir novos conhecimentos, conhecer novas pessoas e viver coisas completamente inimagináveis para mim há um ano”, comentou Rodrigo Castelo, aluno do Centro Educacional Sunflower, participante do Robot Challenge.

Ao final da programação, a organização anunciou a próxima edição do encontro, o Amco Summit 2026, com o compromisso de seguir promovendo uma educação com propósito e impacto global.

Estudantes brasileiros se destacam no Amco Summit 2025, no México

Foto: Divulgação/ Amco

Guia de Colégios

Acesse todo o conteúdo da edição impressa Guia de Colégios 2025

Baixe o PDF

Veja as edições anteriores: