Artigo

ENSINO MÉDIO

Um novo horizonte na última etapa

O ensino médio fecha a educação básica e a troca de escola nesse ciclo deve considerar a preparação para o mundo adulto

Por Bárbara Liz

 

“O ensino médio é uma etapa de preparação do jovem para o mundo do trabalho, para a fase adulta. A escola precisa ter um olhar mais atento, mais empático com esse aluno. Por isso os pais devem ser questionadores com esses ambientes escolares”
Marta Telles, professora-doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Na entrada para o ensino médio, muitos pais podem se deparar com uma decisão de extrema relevância para o futuro acadêmico e pessoal de seus filhos: a necessidade (ou vontade) de buscar uma nova instituição de ensino.
Com uma gama de opções à disposição, essa escolha deve ser tomada observando diversos critérios. Por isso, requer uma análise cuidadosa e um diálogo aberto entre pais e filhos, para garantir uma decisão informada e bem alinhada com os valores e metas da família.

“O ensino médio é uma etapa de preparação do jovem para o mundo do trabalho, para a fase adulta. A escola precisa ter um olhar mais atento, mais empático com esse aluno. Por isso os pais devem ser questionadores com esses ambientes escolares”, explica a psicopedagoga Marta Telles, professora-doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Um dos primeiros pontos para a família refletir é sobre valores e metodologia de ensino da instituição. Em relação aos valores, muitos ambientes seguem regras específicas, e isso precisa ser observado pelos pais. Os responsáveis devem entender se a escola trabalha princípios e uma visão de mundo que se assemelhem com aqueles que o jovem aprende em casa.

Em relação à metodologia, é preciso que o diálogo familiar aconteça para entender quais são as metas para o futuro deste aluno. “A família precisa identificar: qual é o objetivo dessa família com o ensino médio para o filho e, principalmente, qual é o objetivo desse jovem após o ensino médio. Esse é um ponto que ajuda na escolha da escola, pois envolve o foco do aluno: ele quer bons resultados no Enem, entrar em uma faculdade específica, ou quer ingressar no mercado de trabalho?”, afirma Marta Telles. Munidos dessas respostas, fica mais claro identificar os caminhos.

Infraestrutura e segurança
Também fator de preocupação dos pais, as características de infraestrutura dos colégios vão cada vez mais além da presença de tecnologias inovadoras em sala de aula ou de boas instalações esportivas. Os responsáveis têm focado especialmente na questão da segurança, principalmente após episódios recentes de violência em escolas.

“É importante a presença de salas de aula ventiladas, espaçosas, em boa localização, com equipamentos adequados e modernos para atender os alunos, sim. Mas prevenir os casos de violência é essencial, para que os pais contem com uma escola que está olhando pelo aluno, e não só para ele”, pontua Marta Telles.

Outros pontos de preocupação
Não são só a estrutura da escola, metodologia ou os objetivos futuros dos alunos que importam nessa equação. Especialistas também indicam outros pontos que merecem a atenção:

. Saúde mental – Considerando o momento de expectativas que marca o ensino médio, as escolas precisam estar preparadas para lidar com alunos que se sentem pressionados e ainda estão se conhecendo. A presença do acompanhamento psicológico escolar, as orientações e a compreensão desse aluno são importantes. “Os pais devem entender como é o canal de escuta e compreensão da escola em relação a este aluno”, explica Marta Telles.

. Atividades extracurriculares – Além do currículo acadêmico, essas atividades desempenham um papel crucial no desenvolvimento do aluno.

. Localização – A localização da escola é um fator prático a ser considerado. Certifique-se de que seja acessível e seguro para o deslocamento diário da família.

. Suporte para necessidades especiais – Observe se a escola oferece programas de apoio e recursos para alunos que detenham alguma necessidade especial.

. Custos extras – Verificar expectativas de viagens a serem realizadas, materiais extras e outros gastos além da mensalidade é essencial para o planejamento financeiro.

 

Na hora da visita
Perguntas que você pode fazer quando estiver visitando um novo colégio de ensino médio

● Quais são os resultados acadêmicos dos alunos?

● Os professores são qualificados?

● Há um acompanhamento vocacional e psicológico?

● Quais os valores da escola? (verificar se eles se alinham com os da família)

● A escola oferece atividades extracurriculares?

● A escola conta com um ambiente inclusivo e diverso?

● A escola oferece recursos e espaços adequados?

● Qual é o custo da mensalidade? Quais os possíveis custos extras?

FONTES: Andréia Maria de Andrade dos Santos, diretora do Colégio Unitau (Taubaté-SP); Cesar Eugênio, psicopedagogo e professor do Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté (SP); Marta Telles, psicopedagoga e professora-doutora em Psicologia Social pela UERJ

 

Como envolver os filhos na escolha

. Incentive a participação ativa – Explique que a escolha da escola é uma decisão importante e que a opinião dele é valiosa;

. Visitem as escolas juntos – Planeje visitas às escolas juntos. Isso permitirá que ele tenha uma ideia real da atmosfera, instalações e ambiente da instituição;

. Discuta metas e aspirações – Pergunte sobre seus objetivos para o futuro, como carreira e faculdade e analise com ele como cada escola visitada pode contribuir para o crescimento acadêmico e pessoal;

. Fale sobre responsabilidade – Explique que a escolha da escola também vem com responsabilidades. Discuta como ele pode contribuir para o sucesso escolar;

. Respeite as suas opiniões – Mesmo que os pais tenham preocupações ou preferências específicas, é importante respeitar as opiniões do aluno e considerar suas perspectivas na decisão final.

FONTES: Andréia Maria de Andrade dos Santos, diretora do Colégio Unitau (Taubaté-SP); Cesar Eugênio, psicopedagogo e professor do Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté (SP); Marta Telles, psicopedagoga e professora-doutora em Psicologia Social pela UERJ

Créditos do imagem: Adobe Stock

Leia também

Acesse aqui todo o conteúdo da Edição Impressa

Baixe o PDF da edição

Veja as edições anteriores: 2021 | 2022