Atualize o cadastro
da sua escola!
Envie email para guiadecolegios@melhorescola.com e adquira um link exclusivo para agregar mais informações sobre a sua escola
Artigo
Por Patrícia Giuffrida
Existem vários apps educativos que podem ser usados como aliados para complementar o aprendizado em sala de aula, ajudando a desenvolver habilidades específicas em cada fase da vida escolar. Aqui, apresentamos cinco opções sugeridas por Bruno Alvarez, vice-diretor de Inovações Pedagógicas do Colégio Pentágono, de São Paulo.
Educação infantil
O Wordwall traz várias atividades interativas para crianças a partir de 3 anos, como quebra-cabeças, jogos de memória, adivinhações de formas geométricas, contagem de números, etc. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades cognitivas fundamentais, como reconhecimento de formas, cores, letras e números. Esse material pode ser utilizado de forma online ou baixado para impressão, com o uso sempre mediado pelo professor.
Ensino fundamental ‒ anos iniciais
O Scratch Jr foi projetado para alunos de 5 a 7 anos. Ele introduz conceitos básicos de programação de forma visual e lúdica, permitindo que as crianças criem suas próprias histórias interativas e jogos simples. Usando blocos coloridos de programação, os estudantes podem fazer personagens se mover, pular, dançar e cantar. O app promove o pensamento criativo, o raciocínio lógico e a resolução de problemas de maneira divertida.
Ensino fundamental ‒ anos finais
O Tinkercad permite que os alunos criem, visualizem e manipulem modelos tridimensionais em 3D, usando blocos básicos de geometria, o que ajuda no aprendizado de conceitos de espaço, proporção e design. Também oferece atividades com simulação de circuitos eletrônicos, projetos de codificação e programação de microcontroladores.
Ensino médio
O GeoGebra combina conceitos de geometria, álgebra, gráficos, cálculos e estatística. Pode ser usado nas aulas de matemática tanto para demonstrações do docente em sala de aula quanto para roteiros de estudo, pois o próprio aluno pode fazer suas construções.
O Padlet é outro aplicativo que pode ser usado no ensino médio. Funciona como um mural virtual colaborativo. Permite que os estudantes criem e compartilhem conteúdo em tempo real, organizando informações em formato de posts. Pode ser utilizado para brainstorming, trabalhos em grupo e apresentações interativas.
Atenção ao tempo de telas
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o tempo de exposição a celulares, tablets e computadores deve variar conforme a idade, preservando o desenvolvimento saudável de crianças e jovens:
Até 2 anos: Evitar totalmente o uso de telas.
De 2 a 5 anos: No máximo 1 hora por dia.
De 6 a 10 anos: Até 2 horas diárias, incluindo videogames.
De 11 a 18 anos: Limite de 3 horas por dia para todas as atividades em telas.