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Avaliação

Além do boletim: entenda as devolutivas de aprendizado

Conhecer os critérios de avaliação utilizados pelas escolas é essencial para garantir o desenvolvimento cognitivo e socioemocional

Por Bianca Bibiano

 

“Isso significa garantir pluralidade de propostas, de registros e organizá-los de modo a fornecer aos pais um entendimento do desenvolvimento das crianças. Uma das possibilidades de apresentar esse processo são os portfólios, ótimos instrumentos de registro, feedback e interação com as famílias”
Alessandra Novak, especialista em currículo e avaliação pelo Programa de Especialização Docente PED Brasil

O entendimento que as escolas têm sobre avaliação e o modo como constroem e usam essa etapa do processo de ensino e aprendizagem pode apoiar as famílias na escolha da instituição para seus filhos. Mas o que deve ser levado em consideração nesse aspecto? De acordo com Alessandra Novak, especialista em currículo e avaliação pelo Programa de Especialização Docente PED Brasil em parceria com a Universidade Stanford, o primeiro ponto refere-se à etapa de escolarização, pois cada uma apresenta peculiaridades que interferem no processo avaliativo.

Na educação infantil, por exemplo, cada professor precisa observar, registrar e fazer um acompanhamento muito próximo das crianças, verificando como elas vivem todas as propostas a partir dos campos de experiência e dos objetivos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Isso significa garantir pluralidade de propostas, de registros e organizá-los de modo a fornecer aos pais um entendimento do desenvolvimento das crianças. Uma das possibilidades de apresentar esse processo são os portfólios, ótimos instrumentos de registro, feedback e interação com as famílias” explica Alessandra.

Já para alunos maiores, do ensino fundamental ao ensino médio, as aprendizagens esperadas se aprofundam em ações cognitivas mais específicas, o que amplia os instrumentos de verificação, assim como as formas de comunicação. O ponto de atenção nessa fase, destaca a especialista, é que as avaliações devem apoiar o estudante na sua aprendizagem e guiar o professor no seu planejamento. “Sempre com foco no desenvolvimento de habilidades e na formação integral.”

 

Contínua e diversificada
Independentemente da etapa de ensino, Alessandra diz que um ponto precisa ser inegociável durante a pesquisa da escola. “A avaliação de desempenho deve ser contínua e diversificada, com atividades individuais, em grupos, orais, escritas, discursivas, autoavaliativas e de outros tipos. Ela deve abranger as habilidades cognitivas e socioemocionais, apoiar o percurso de aprendizagem e estar diretamente associada ao que se espera para cada etapa.”

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