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20 perguntas para fazer ao conhecer um colégio

Uma visita bem planejada pode trazer as informações que faltam para acertar na opção por uma nova instituição

Por Thales Valeriani

16 de setembro de 2021

A escolha de um novo colégio costuma considerar vários critérios, como a localização da escola, os horários das atividades, a metodologia de ensino e, no caso das particulares, o valor da mensalidade. Nesse processo de decisão, a visita às instituições de ensino é uma etapa importante, pois a criança ou o adolescente tende a ter uma adaptação mais tranquila quando a família conhece as dinâmicas e  as regras do colégio.

Para a professora da Universidade Mackenzie (SP) e pós-doutora pela USP em Letras Valéria Martins, a  visita à escola é uma oportunidade para os pais observarem se a instituição está de acordo com o perfil dos filhos: “De forma geral, é aquele momento em que os pais podem ter a primeira impressão se aquele ambiente seria saudável para seus filhos”.

A importância dessa ocasião é destacada também pela professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Docência para Educação Básica da Unesp (Bauru), Eliana Zanata, para quem, “conhecer os ambientes escolares possíveis para o seu filho estudar é um ato de respeito para com a própria família e para com a própria criança”. Só que, para o momento ser bem aproveitado, os responsáveis precisam estar preparados. Se possível, com uma lista de perguntas para fazer. A dica, apesar de comum, é apoiada por Eliana Zanata: “Antes de sair para a visita, essa lista tem que estar feita e separada por categoria. Se não, acontece de você fazer a visita à escola, você ouve, agradece e vai embora. Aí, quando chega em casa, começa a pensar e a dizer ‘devia ter perguntado isso’”.

“Conhecer os ambientes escolares possíveis para o seu filho estudar é um ato de respeito para com a própria família e para com a própria criança.”
Eliana Zanata, professora da Unesp

Outro aspecto destacado por Eliana é que a atenção e o preparo por parte dos pais devem ser os mesmos independentemente de o filho ser matriculado na rede pública ou privada de ensino. “Não faz diferença se a escola é pública ou se ela é privada. Essa postura dos pais conhecerem o ambiente educacional que o filho vai frequentar é importante e não é algo específico da escola particular”, avalia a educadora. 

O momento da visita escolar é uma oportunidade para os pais conhecerem o colégio de fato, indo além das informações que podem ser obtidas por meio das redes sociais ou dos sites das instituições de ensino. Por isso, além de procurar informações sobre a escola antes da visita, é preciso aproveitar a chance para tirar todas as dúvidas que surgirem. “A dica maior que eu tenho para os pais é que eles não devem ter vergonha de perguntar nada para a escola, porque nada é óbvio. E é a educação dos seus filhos”, ressalta Eliana.

A pedido da reportagem, as duas especialistas auxiliaram na elaboração de uma lista de perguntas para fazer durante a visita escolar, divididas por temas. Confira as sugestões e guarde essa “colinha” para quando você precisar.

REGRAS DO COLÉGIO

Conhecer as regras do colégio e a dinâmica interna do ambiente escolar “evita problemas e dissabores futuros”, segundo a professora Eliana Zanata. Por isso, as questões sobre esse tópico devem abordar as normas e como elas podem ser consultadas.

 

  • Qual é a política da escola em relação a faltas e atrasos?
  • Como que a escola lida com a adequação de comportamento? 
  • Quais são as ações que a escola toma para correção de comportamento inadequado?
  • Existe algum livro ou área do site que contenha as regras do colégio?

 

INFRAESTRUTURA E APOIO AO ALUNO

A infraestrutura de uma instituição de ensino não deve ser analisada apenas de acordo com o número de laboratórios ou com o tamanho da biblioteca, mas também conforme a conservação do espaço, mesmo que ele seja simples. 

 

  • Há quantos laboratórios e espaços de uso compartilhado na escola?
  • Cada professor é responsável por quantos alunos? [Na educação infantil]
  • Caso o aluno tenha algum problema de desempenho escolar, a escola oferece algum suporte?
  • De que modo é preparada a refeição dos alunos? [Para escolas com refeitório]
  • A escola oferece educação inclusiva para alunos com necessidades especiais?

 

CURRÍCULO ESCOLAR

O currículo escolar está relacionado com o plano político-pedagógico da escola, ou seja, ele diz respeito diretamente à formação conteudista e humanista do aluno. Por isso, perguntas sobre esse item podem ajudar os pais a identificar quais são os valores da escola e se eles correspondem ou não aos da família.

 

  • Qual é a proposta pedagógica?  
  • Como são as aulas no colégio? 
  • Os professores orientam para além dos conteúdos dos cadernos e livros? 
  • Vocês dão uma formação humanista para os estudantes?
  • Vocês fazem a orientação da prevenção da violência doméstica e de abuso sexual? 

 

RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

A relação entre a escola e a família deve ser baseada na confiança e na transparência. Afinal, uma complementa a outra na formação da criança e do adolescente. Ainda assim, os pais podem ter interesse em participar mais ativamente do cotidiano escolar, o que as perguntas abaixo ajudam a explorar.

 

  • Como é feita a comunicação com os pais?
  • Caso o aluno tenha algum problema de desempenho ou socialização, a escola entra em contato com a família? Se sim, com qual frequência?
  • A escola possui mecanismos internos que permitem a participação dos pais na gestão ou no cotidiano escolar?

 

PROFESSORES

De acordo com a educadora Valéria Martins, é importante prestar atenção e querer saber se os professores são bem tratados e valorizados pela coordenação e direção: “O modo como a escola trata os professores é muito significativo. Porque professores bem cuidados trabalham de uma outra forma”.

 

  • Qual é a formação acadêmica dos professores?
  • De que modo a escola valoriza os seus professores? Há algum tipo de reconhecimento?
  • A escola tem programas de atualização de professores? Como eles funcionam?

 

Outras dicas para a sua visita

Após a visita, os pais poderão tomar a decisão sobre em qual escola matricular os filhos com base em análises e dados mais concretos. No caso dos adolescentes, uma dica é envolver o estudante no processo de escolha do colégio, já que essa é uma postura mais democrática e atrativa. “Nem todo adolescente acorda animado às 6 da manhã porque ele vai ter aula. Então, se o aluno gosta desse ambiente, é mais fácil o processo [de adaptação] se efetivar de modo seguro e eficaz”, analisa a educadora Valéria Martins.

Ela também afirma que o contato entre os pais e a escola pode fazer os familiares compreenderem que eles têm um papel ativo na educação formal da criança ou do adolescente. “A escola sozinha não consegue, efetivamente, atingir o desenvolvimento pleno dos alunos. Então, os pais vão ter que entender que eles vão precisar participar ativamente desse processo”, aponta Valéria. 

Em relação ao ambiente escolar, a educadora Eliana Zanata recomenda que os pais aproveitem a visita para sentir a atmosfera do local e até para conhecer espaços que os alunos normalmente não frequentam: “Eu observaria o semblante e a recepção dos funcionários. Gostaria de conversar com o responsável pela observação do intervalo, no caso da escola dos maiores. E verificar como é o espaço da sala dos professores, verificar o refeitório, como a merendeira faz os alimentos. Às vezes, até uma conversa com o diretor, porque, mesmo que seja uma situação formal, é interessante observar como ele se dirige aos demais funcionários e pais”.

É importante lembrar que a visita escolar é uma ação que deve ser feita com o intuito de evitar problemas futuros. “Se você não faz a visita, se você não conhece onde estuda o seu filho, se envolver no processo educativo ao longo do ano letivo acaba sendo algo penoso, porque é uma surpresa por semana”, conclui Eliana.

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