Notícia

Brasil ganha Sistema Nacional de Educação

Medida sancionada por Luiz Inácio Lula da Silva pretende garantir padrão de qualidade e equidade no ensino público

4 de novembro de 2025

Por Eduardo Rodrigues – editada por Mariana Collini

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE) e fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios para elaboração e implementação de políticas, de programas e de ações educacionais, em regime de colaboração. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Entre os objetivos do SNE está promover o planejamento articulado das políticas educacionais dos entes federados, por meio de planos decenais nacional, estaduais, distrital e municipais de educação, dos planos plurianuais e dos demais instrumentos de planejamento e gestão.

O SNE também deve “articular a definição de prioridades nas políticas educacionais e o equilíbrio, a racionalidade e a eficiência na alocação de recursos públicos, mediante sua repartição equilibrada entre os entes federados para assegurar equidade no investimento público em educação por estudante, considerados os custos diferenciados das etapas, das modalidades e dos tipos de jornada e de estabelecimentos de ensino”.

Entre outros pontos, o SNE busca ainda estabelecer padrões nacionais de qualidade para a educação básica, harmonizar normas educacionais entre os diferentes sistemas de ensino e acompanhar a implementação da base nacional comum curricular.

Lula também sancionou a lei que trata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, “por meio da conjugação dos esforços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, com a finalidade de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras, elemento estruturante para a construção de trajetórias escolares bem-sucedidas”.

Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO

Guia de Colégios

Acesse todo o conteúdo da edição impressa Guia de Colégios 2025

Baixe o PDF

Veja as edições anteriores: