Conteúdo Patrocinado • Notícia

Formação ‘mão na massa’ para construir o futuro

Colégio FAAP oferece mais de 40 itinerários formativos com atividades práticas no contraturno para aprofundar a vivência em criatividade, tecnologia e negócios

26 de setembro de 2025

FAAP e Estadão Blue Studio

A combinação equilibrada entre teoria e prática é fundamental para o sucesso de qualquer projeto pedagógico. Com o propósito de tornar seu Ensino Médio ainda mais completo e atraente para os estudantes, o Colégio FAAP São Paulo está disponibilizando uma série de atividades práticas no contraturno das aulas convencionais.

Oferecidas a partir do início do próximo ano letivo, essas atividades utilizarão a ampla infraestrutura de laboratórios, ateliês e oficinas da instituição para proporcionar vivências em temas como moda, cinema, artes, tecnologia e empreendedorismo. Os estudantes terão a oportunidade de experimentar diferentes possibilidades de carreira e, com isso, absorver mais elementos para a escolha informada e consciente do curso superior.

Além de fortalecer o repertório acadêmico, a novidade tem também o objetivo de proporcionar vivências “mão na massa” e incentivar o convívio social. “Quanto mais a gente conseguir equilibrar o uso das telas, como uma ferramenta de tecnologia – tão inerente ao nosso cotidiano –, com as atividades formativas propostas, mais contribuímos para desenvolver as soft skills individuais de cada aluno”, diz Luís Sobral, CEO da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), referindo-se aos atributos de comportamento que serão cada vez mais importantes no mercado de trabalho, a exemplo de iniciativa, colaboração, pensamento crítico, empatia, comunicação e liderança.

Sobral ressalta que as atividades do contraturno não serão um mero “passatempo”: ao contrário, estão sendo planejadas para integrar, com coerência e eficiência, o programa de ensino. A projeção é de que os itinerários formativos e as oficinas de contraturno representem 20% da carga horária total dos estudantes, sem acréscimo no valor da mensalidade.

“Conhecemos muito bem cada estudante que esteve sob a nossa orientação pedagógica, de tal forma que, nesses casos, podemos usar a própria média do desempenho escolar do aluno como critério de entrada no nível superior”
Luís Sobral, CEO da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

É um benefício que se junta a outras vantagens relevantes. Fazer todo o Ensino Médio no Colégio FAAP dá direito a uma bolsa de 20% ao ingressar no Centro Universitário FAAP, válida para qualquer curso e para todo o curso, desde que seja mantido o nível de desempenho acadêmico exigido. Há também bolsa de 100% no curso de inglês da Alumni, para todos os alunos.

Quem cursa o Ensino Médio no Colégio FAAP tem ingresso assegurado em qualquer curso de graduação na FAAP, pois a instituição considera que a avaliação já terá sido feita. “Conhecemos muito bem cada estudante que esteve sob a nossa orientação pedagógica, de tal forma que, nesses casos, podemos usar a própria média do desempenho escolar do aluno como critério de entrada no nível superior”, explica Sobral.

Outro forte atrativo para os alunos do Ensino Médio é integrar um complexo cultural efervescente, que mescla a busca constante pela inovação com a tradição de um centro universitário em operação desde 1947. Além do convívio próximo às mais diversas manifestações artísticas e culturais, os alunos têm acesso gratuito a todas as atividades do complexo, incluindo teatro, cinema e o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP).

A infraestrutura do Colégio FAAP, proporcionada pelo acesso ao complexo universitário, inclui uma moderna ala audiovisual, com estúdios de podcast e gravações, sala de cinema de última geração, ilhas de edição e muito mais. Há também laboratórios de ciências, tecnologia e artes muito bem equipados, bibliotecas, quadras esportivas (incluindo a de beach tennis, com aulas gratuitas), academia com os melhores aparelhos do mercado, espaço de convivência e praça de alimentação.

Além da unidade em São Paulo, o Colégio FAAP, fundado em 1988 na capital paulista, tem outra em Ribeirão Preto, em funcionamento desde o início dos anos 2000 e hoje consolidada como referência no Ensino Médio do interior paulista – tanto que anunciou recentemente a extensão dos serviços, ofertando a partir de 2026 o Ensino Fundamental II.

Guia de Colégios

Acesse todo o conteúdo da edição impressa Guia de Colégios 2025

Baixe o PDF

Veja as edições anteriores: